Antero defende privatização da BR-163



Ao registrar matéria publicada no último domingo (15), pelo jornal Folha de S. Paulo, informando que o governo federal repassará a BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), para o setor privado, o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) parabenizou o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, pela decisão. Ao mesmo tempo, ele lamentou entrevista veiculada pelo Estado de S. Paulo, no mesmo dia, onde o ministro da Casa Civil, José Dirceu, garantia que a fase de privatizações tinha acabado. - Gostaria de cumprimentar o ministro dos Transportes e o governo se a notícia da privatização da rodovia for verdadeira. É preciso que o ministro José Dirceu não seja vitorioso nessa contenda, que é contra o Brasil. A privatização da BR-163 é essencial. Esta concessão é fundamental para que nós tenhamos o setor agropecuário fortalecido no país - afirmou Antero Paes de Barros. Segundo o senador pelo Mato Grosso, a notícia veiculada pela Folha traz a informação de que o governo repassará a BR-163 para o setor privado com a garantia de que a obra será concluída, ligando os municípios de Cuiabá (MT) e Santarém (PA). Ele explicou que, quando terminada, a estrada poderá ser utilizada para o transporte da produção de Mato Grosso até o porto de Santarém. Hoje os produtos são exportados através do porto de Santos.

A nova rodovia, explicou Antero Paes de Barros, representará uma redução de dois mil quilômetros no trecho percorrido com o escoamento da produção. Ele acrescentou que, segundo cálculos dos produtores de soja do Mato Grosso, a BR-163 proporcionará uma economia no frete de 20 dólares por tonelada. Mesmo que seja cobrado um pedágio de US$ 13, conforme foi anunciado, os produtores ainda sairão lucrando, completou o senador.



16/06/2003

Agência Senado


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