Antero diz que decisão de expulsar jornalista é inaceitável
O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) qualificou como inaceitável o "gesto autoritário" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cassar o visto de permanência no Brasil do correspondente do jornal The New York Times, o jornalista Larry Rohter, pela matéria em que atribui ao presidente brasileiro o hábito de beber acima do normal.
- É lamentável, só podemos deplorar a decisão do governo. Há 34 anos o governo brasileiro não expulsava um jornalista. Segundo a Agência Reuters, a única vez em que isso ocorreu foi em 1970, quando o regime militar expulsou do Brasil o jornalista francês François Pelou, que divulgou no exterior a lista de prisioneiros políticos que deveriam ser libertados em troca do embaixador suíço, seqüestrado pela Vanguarda Popular Revolucionária - lembrou.
Antero relatou que diversas entidades, como a Associação Brasileira de Imprensa e a Associação dos Correspondentes Estrangeiros, consideraram a decisão um caso claro de censura e perseguição política de um governo democrático. Ele citou ainda a organização internacional Repórteres sem Fronteiras, que anunciou a inclusão do Brasil na lista dos países que desrespeitam a liberdade de imprensa.
O senador também acrescentou que o jornalista Ricardo Noblat, em sua coluna na internet, revelou que a decisão de expulsar o correspondente americano foi tomada única e exclusivamente pelo presidente da República. Segundo o colunista, em reunião ocorrida na terça-feira (11) no Palácio do Planalto, vários ministros e assessores apelaram para que o presidente não tomasse a decisão que tomou, e chegaram a alertá-lo para o fato de que o jornalista é casado com uma brasileira e a Constituição lhe garante o direito de ficar no Brasil. O presidente teria respondido com um palavrão.
12/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antero critica postura do governo na expulsão do jornalista
ANTERO ACUSA GOVERNO RORIZ POR AGRESSÕES À FAMÍLIA DE JORNALISTA
Projeto de Antero reativa discussão sobre ameaça de expulsão de jornalista americano
Arthur Virgílio lê explicação de Antero e propõe aplauso a FHC e Lula por decisão da OMC
Antero acredita que Plenário reverterá decisão da Comissão de Justiça sobre CPI dos Bingos
Arthur Virgílio condena decisão do governo de cancelar visto de jornalista