Antero e José Mentor divergem sobre convocação de Maluf



Na reunião desta terça-feira (29), a CPI Mista do Banestado não votou o requerimento de convocação do ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf, um dos itens mais polêmicos que integra a pauta de trabalhos da CPI. O relator, deputado José Mentor (PT-SP), disse que discordava da convocação porque a comissão não possui documento que fundamente tal decisão. Já o presidente, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), disse que irá apresentar, na próxima reunião da comissão, os elementos que subsidiam sua crença de que a CPI deve convocar o ex-prefeito.

- Eu desconheço qualquer documento que baseie a convocação do ex-prefeito Paulo Maluf. E peço que se algum parlamentar tiver algum, que o apresente. Hoje não há fundamento para a convocação e esse deve ser o único critério a guiar as convocações da reunião - declarou Mentor.

Antes mesmo do início das votações, Mentor pediu alteração de texto de uma ata de reunião e, diante da negativa do presidente, solicitou verificação de quórum. Como o número de parlamentares para deliberação (18) não foi alcançado, a reunião teve que ser encerrada. Mentor disse, porém, que sua atitude não tem intenção de adiar a convocação de Maluf.

- Eu acho que a CPI buscou colocar em primeiro lugar a investigação e em segundo os interesses da notícia e da mídia, que são meritórios, mas não são o principal motivo da CPI - acrescentou Mentor, tecendo crítica ao que considera tenha sido um -erro de rumo da comissão-.

Já o presidente da CPI discordou da posição do relator e disse que não vê motivos para que a comissão não aprecie os diversos requerimentos apresentados, -independentemente de aprová-los ou não-.

Sobre a convocação de Maluf, Antero disse que irá apresentar, em um debate público, os documentos e dados que, na sua opinião, sustentam a idéia de que o ex-prefeito deve ser ouvido pela CPI.

- Mas eu estou aberto ao debate. Não tenho nenhum interesse em que haja protegidos nessa comissão e o debate sobre o senhor Maluf será público e sem constrangimento. E se houver algum erro desse presidente, ele será corrigido - enfatizou.



29/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero de Barros: "Por que o ministro José Dirceu não deixa a CPI investigar Maluf?"

CPI do Banestado decide sobre convocação de Maluf e vota requerimentos para novas audiências

Randolfe e Silvio Costa divergem sobre convocação de governadores

Serys defende convocação de Maluf

CPI do Banestado decide convocação de Paulo Maluf

CPI do Banestado adia convocação de Maluf e Pitta