CPI do Banestado decide sobre convocação de Maluf e vota requerimentos para novas audiências



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que investiga evasão de divisas, mais conhecida como CPI do Banestado, deverá reunir-se nesta terça-feira (29), às 13h, na sala 2 da Ala senador Nilo Coelho. Na pauta, consta a apreciação de 52 requerimentos, entre eles o que solicita o comparecimento à comissão do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf. Alguns requerimentos que precisam ser votados pela CPI aguardam deliberação desde julho de 2003.

A comissão vem tendo dificuldade de reunir-se por falta de número mínimo de parlamentares. Os problemas na comissão são reflexo de desentendimentos que vem acontecendo entre o presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), e do relator, deputado José Mentor (PT-SP). O ponto mais polêmico é a convocação do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf. O PT e o PSDB não conseguem chegar a um acordo sobre esse requerimento.

A CPI do Banestado investiga a remessa ilegal de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio das chamadas contas CC-5, destinadas a brasileiros que residem no exterior e empresas com sede no exterior. A comissão foi criada para apurar as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil, que teriam sido enviadas para o Banestado, com sede em Nova York, e depois remetidas para os chamados paraísos fiscais, em razão de denúncias veiculadas pela imprensa, reveladas pela operação macuco, realizada pela Polícia Federal. Parte das evasões, conforme apurou a CPI, foi feita pelo Banco Araucária, no Paraná. A evasão teria sido feita entre 1996 e 2002 e deve envolver entre 100 e 200 pessoas, segundo depoimentos feitos na comissão.



28/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Banestado decide convocação de Paulo Maluf

CPI do Banestado vota requerimentos para realizar audiências

CPI do Banestado adia convocação de Maluf e Pitta

CPI do Banestado pode aprovar convocação de Maluf

CPI do Banestado vota cronograma e requerimentos

CPI do Banestado vota requerimentos nesta quarta-feira