Antero elogia indicação de Tebet para a Integração Nacional



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) elogiou em Plenário, nesta sexta-feira (dia 8), a atitude do presidente Fernando Henrique Cardoso de convidar o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) para ocupar o Ministério da Integração Nacional. Segundo salientou o parlamentar, ao indicar Tebet, o presidente da República dá mais uma demonstração de que pretende cercar-se, no seu ministério, de pessoas que zelam "pela honra e pela probidade".

Antero destacou a atuação do senador sul-matogrossense à frente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na investigação do episódio de violação do painel eletrônico do Senado, que levou à renúncia dos ex-senadores Antônio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda, da CPI do Judiciário e, anteriormente, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

- Nessas ocasiões - acrescentou Antero - Ramez Tebet demonstrou seu compromisso com a ética e revelou ser um excelente administrador. A escolha do presidente Fernando Henrique certamente vai contribuir para diminuir as desigualdades regionais.

No mesmo pronunciamento, Antero anunciou que o seu estado é o primeiro a formar uma turma de indígenas no 2° grau, preparando-os para o magistério. Além disso, continuou, até julho deste ano deverá ser inaugurada a primeira Universidade Indígena do Brasil, que receberá silvícolas brasileiros e da América Latina. " O Mato Grosso é o estado que melhor trata os indígenas brasileiros", frisou.

Em outro trecho do discurso, o senador da base governista refutou críticas feitas à gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), que o antecedera na tribuna. Na sua avaliação, entre os vários avanços obtidos pelo atual governo, estão a criação da Lei Kandir, o desenvolvimento do setor agrícola e o crescimento dos fundos constitucionais.

Em aparte, o senador Ademir Andrade afirmou estar surpreso com a postura de Antero Paes de Barros de ir à tribuna defender a Lei Kandir, "uma lei antipatriótica". Já o senador Bello Parga (PFL-MA), registrou que o Maranhão também está desenvolvendo um projeto para implantar o zoneamento agroecológico.

08/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Juvêncio elogia escolha de Tebet para Ministério da Integração

Tebet deixa Senado para assumir Integração Nacional

Tebet despede-se da CCJ para assumir Ministério da Integração Nacional

Ministro da Integração Nacional visita Tebet

Tebet, que vai assumir o Ministério da Integração Nacional, já foi governador e dirigiu Sudeco

Vanessa elogia integração do Amazonas ao sistema nacional de eletricidade