Antero pede instalação da CPI dos bingos e da CPI do Waldomiro
A rejeição, pelo Senado, da medida provisória que proibia o jogo de bingo no país é mais um argumento favorável à instalação das comissões parlamentares de inquérito para investigar esse tipo de jogo e as denúncias envolvendo o ex-assessor da Casa Civil da Presidência da República Waldomiro Diniz. A opinião foi manifestada na sessão desta quinta-feira (6) pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).
- Precisamos instalar a CPI dos bingos e a CPI do Waldomiro. Quais os argumentos contrários à CPI dos bingos? Que a Polícia Federal está apurando? É mentira, não está. Ela paralisou as investigações com a desculpa esfarrapada de que o procurador Marcelo Serra Azul já tinha denunciado, no caso Gtech, os diretores da Caixa Econômica Federal, Waldomiro Diniz e Carlinhos Cachoeira - afirmou Antero Paes de Barros.
Segundo o senador pelo Mato Grosso, até hoje sequer se sabe o paradeiro do computador que Waldomiro Diniz utilizava quanto desempenhava suas funções no Palácio do Planalto. A relação das ligações telefônicas do ex-assessor também ainda não foram levantadas. Além disso, acrescentou, precisa ser apurado o fato de o governo ter transferido para a Casa Civil a responsabilidade de gerenciar os jogos do país. Antero lembrou que esta sempre foi uma atribução da Caixa Econômica Federal ou do Ministério do Esporte.
Antero Paes de Barros comentou ainda que poucos dias antes do escândalo Waldomiro Diniz estourar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em mensagem encaminhada ao Congresso, anunciou que regularizaria o jogo no país. Ele destacou que Lula já havia até nomeado o ministro da Casa Civil, José Dirceu, a quem Waldomiro era subordinado, para coordenar um grupo de estudos para a regulamentação da matéria.
Fechamento
O senador mato-grossense também cobrou do presidente da República o fechamento dos bingos e demais salas de jogos do país. Ele disse que não existe nenhuma lei federal que autorize o funcionamento desse tipo de negócio. Antero disse que, para o funcionamento, seria necessária uma lei federal autorizativa neste sentido.
- Espero que o governo exercite o mínimo de coerência e mande fechar os jogos. Se eles estão abertos é porque no país há uma vacância de autoridade - afirmou Antero.
06/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antero assina CPI dos Bingos mas diz que caso Waldomiro justifica CPI
Antero volta a pedir CPIs dos Bingos e do caso Waldomiro Diniz
Antero requer CPI para apurar denúncias contra Waldomiro Diniz e pede demissão de José Dirceu
Antero: fita de Santoro não apaga crimes de Waldomiro
Antero pergunta: "Tudo isso por causa do Waldomiro?"
Heloísa anuncia 32 assinaturas para CPI dos Bingos: Waldomiro seria o primeiro investigado