Antero protesta contra excesso de poderes nas mãos de José Dirceu
O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) condenou o excesso de poderes do ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu. Segundo o senador, o ministro tem exercido funções de um primeiro ministro, figura típica do regime parlamentarista. Durante as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinalou Antero, Dirceu exerce atribuições que seriam o vice-presidente José Alencar.
- Transformaram em mera figura decorativa um homem honrado e respeitado por todos, como é Alencar - frisou o senador do PSDB.
A situação, acentuou o senador, constitui um desrespeito ao resultado das urnas, porque Lula e Alencar foram eleitos como presidente e vice. Antero lembrou a importância do vice na campanha, por ter levado o empresariado a perder o medo do PT.
- É como se o governo tivesse adotado o parlamentarismo, sem consultar o povo brasileiro. O "Super-Zé" (José Dirceu) age com a desenvoltura de um primeiro-ministro, mesmo quando Lula está no país, valendo-se do enorme desconforto que Lula tem no exercício do poder político. O que Lula gostaria era virar garoto-propaganda, para ficar viajando ao exterior - criticou.
Na avaliação do senador, o ministro acumula a atividade no governo com o comando do PT.
- O presidente do partido, José Genoíno, executa somente a política elaborada por José Dirceu - afirmou Antero.
A única área do governo que não é comandada por José Dirceu, conforme o senador, é a econômica. Antero Paes de Barros disse que no Banco Central manda um pool de banqueiros internacionais e nacionais interessados somente em juros altos, mesmo com as empresas paradas e o desemprego crescente.
- Não foi essa política que o presidente Lula prometeu ao povo brasileiro quando foi eleito. Ele acenou com crescimento econômico de 4 ou 5% ao ano, geração de 10 milhões de empregos, juros baixos, melhoria do nível de renda do trabalhador, apoio às empresas nacionais. Nem preciso destacar que nada isso está acontecendo no Brasil - observou.
29/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antero requer CPI para apurar denúncias contra Waldomiro Diniz e pede demissão de José Dirceu
Antero de Barros: "Por que o ministro José Dirceu não deixa a CPI investigar Maluf?"
Antero: José Dirceu sustentou em voto que taxação de inativos é inconstitucional
Antero diz que se José Dirceu tivesse apreço pelo país teria deixado o cargo
Maguito protesta contra excesso de "lombadas" eletrônicas
César Borges protesta contra excesso de medidas provisórias