Antero quer investigar denúncias publicadas pela revista "Veja"



Reportagens publicadas pela revista Veja desta semana sobre irregularidades que teriam sido cometidas por pessoas ligadas ao governo e ao Partido dos Trabalhadores levaram o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) a apresentar, nesta sexta-feira (31), sete requerimentos solicitando informações ao procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, e convidando as pessoas envolvidas, inclusive o procurador Luiz Francisco de Souza e o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, a prestar esclarecimentos.

- Esperamos que esses assuntos não fiquem debaixo do tapete. A investigação interessa, inclusive, ao governo. Não apurar isso é assumir a postura de coveiro da ética no país - declarou Antero.

De acordo com o senador, as denúncias publicadas pela revista Veja explicitam atos suspeitos do PT durante a campanha eleitoral do ano passado. Ele lembrou que, em 2002, o então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, pediu a abertura de inquérito para investigar o então presidente do PT e atual ministro-chefe da Casa Civil da Presidência, José Dirceu. Apesar de a denúncia ter sido recusada no Supremo Tribunal Federal, Antero requereu de Fonteles cópia do inquérito que, na sua opinião pode ser importante para esclarecimento do caso denunciado ela revista.

- É inadmissível que pessoas que pratiquem os atos desvendados pela reportagem possam continuar ocupando cargos públicos sem que prestem esclarecimentos sobre a veracidade dos fatos já divulgados. Será uma oportunidade para que retirem de si a mácula que lhes foi imputada. Caso contrário, deixam de apresentar as condições exigidas para ocuparem os cargos - disse Antero.

O senador também requer de Fonteles cópias de outros documentos citados na revista, como o documento que comunica à Controladoria de Atividades Policiais do Ministério Público as investigações realizadas em Santo André (SP) e São Paulo, o documento da Controladoria que aciona a Justiça Paulista e a representação feita por Luiz Francisco contra Ricardo Sérgio, apontado como arrecadador de fundos para o PSDB.

Além da audiência de Luiz Francisco e Berzoini, nos demais requerimentos apresentados Antero pede que sejam convidados a prestar esclarecimentos o sindicalista da Força Sindical e candidato a vice-presidente da República na chapa de Ciro Gomes, Paulo Pereira da Silva, o secretário de Relações Trabalhistas do Ministério do Trabalho, Osvaldo Bargas, além de Carlos Alberto Grana, João Piza e Wagner Cinchetto, também citados em reportagem da Veja .

- As denúncias explicitam uma grande manipulação realizada durante a campanha para presidente, envolvendo inclusive a participação de autoridades de poderes constituídos. A gravidade é tamanha que põe em risco toda a confiança no processo democrático e institucional do nosso país. As pessoas supracitadas participaram ativamente das maquinações em conluio com atuais ocupantes de cargos públicos - justifica Antero em seus requerimentos.



31/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUIZ OTÁVIO CONTESTA DENÚNCIAS PUBLICADAS PELA REVISTA ISTOÉ

Jefferson Praia apóia recomendações de especialistas para Amazônia publicadas pela revista Veja

Para Tuma, Renan respondeu denúncias publicadas pela "Veja"

Antero diz que informações da revista 'Veja' não saíram da CPI do Banestado

ARRUDA REBATE CRÍTICAS DE CRISTOVAM PUBLICADAS PELA "VEJA"

Tuma enumera providências que tomou ante denúncias da revista Veja