Para Tuma, Renan respondeu denúncias publicadas pela "Veja"
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), disse acreditar que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), conseguiu responder as denúncias contra ele publicadas pela revista Veja desta semana. Tuma vai requisitar formalmente os documentos citados no discurso proferido por Renan nesta segunda-feira (28) e tentar ouvir o jornalista da Veja Policarpo Júnior antes de elaborar relatório a ser encaminhado à Mesa do Senado ou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.
- Preliminarmente, considero que ele respondeu as acusações, inclusive apresentando documentos de que fez pagamentos à jornalista com quem tem uma filha - explicou o corregedor do Senado, que, em função de suas atribuições de corregedor, é membro do Conselho de Ética.
Tuma disse que ainda não sabe como proceder em relação aos diálogos captados pela Polícia Federal em torno de obras públicas sob responsabilidade da empreiteira Gautama, nos quais há citações a Renan. O corregedor explicou que esse material não é conclusivo e que está sob jurisdição da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon.
De acordo com o regimento do conselho, a eleição do presidente e do vice deveria ter ocorrido em fevereiro ou março. Tuma explicou que, como não havia nenhuma questão a ser investigada, a eleição acabou sendo adiada. Com a recente divulgação dos resultados parciais daOperação Navalha, a cargo da Polícia Federal, contendo acusações a parlamentares, Tuma consultou o senador Jefferson Péres (PDT-AM), outro integrante do conselho, e ambos decidiram convocar reunião para esta quarta-feira (30).
Conforme o senador paulista, o relatório da corregedoria deve ser apresentado oralmente ao conselho. Caso não haja nenhuma representação da Mesa ou de partido político contra Renan, o conselho deve decidir se o relatório deve ser transformado em representação.
28/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antero quer investigar denúncias publicadas pela revista "Veja"
Jefferson Praia apóia recomendações de especialistas para Amazônia publicadas pela revista Veja
ARRUDA REBATE CRÍTICAS DE CRISTOVAM PUBLICADAS PELA "VEJA"
LUIZ OTÁVIO CONTESTA DENÚNCIAS PUBLICADAS PELA REVISTA ISTOÉ
Marcelo Crivella pede que Mesa responda a denúncias publicadas pela imprensa carioca
Tuma enumera providências que tomou ante denúncias da revista Veja