ANTERO QUESTIONA INCORPORAÇÃO DA PETROQUISA À PETROBRAS



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) afirmou, durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizada na manhã desta quarta-feira (dia 10), que não ficou satisfeito com as respostas do presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, sobre as recentes ações de reestruturação da empresa que resultaram na incorporação da Petroquisa, da Gaspetro e da Braspetro à Petrobras.
Reichstul esclareceu que não ocorreu incorporação e sim uma modificação, no sentido de reunir em uma mesma área de negócios comum as empresas citadas. "Essa foi a forma encontrada para que a Petrobras se transforme em uma empresa de ação integrada que é, hoje, o modelo mais eficiente encontrado no mercado do setor", pontuou.
Antero Paes de Barros, que foi autor de requerimento que solicitava a presença de Reichstul exatamente para explicar o fato, explicou que a legislação não permite a adoção de medida dessa natureza apenas por meio de uma resolução do conselho administrativo da Petrobras, como ocorreu. "A legislação de sociedades anônimas determina que esse tipo de ação necessita da anuência de assembléia geral dos acionistas das empresas e parece que neste caso houve abuso de poder", disse o senador.

10/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito questiona incorporação do BEP pelo Banco do Brasil

Heráclito Fortes questiona incorporação de instituição financeira pelo Banco do Brasil

Conselho da Petrobras confirma a incorporação de três empresas

Antero questiona quem tem autoridade no governo para anunciar acordo com FMI

Governo questiona abrangência da CPI da Petrobras

DUTRA QUESTIONA PARCERIA DA PETROBRÁS