Antonio Carlos defende reciprocidade de tratamento para turistas norte-americanos
O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) defendeu nesta quarta-feira (19), em Plenário, a aprovação de seu relatório sobre o projeto de lei que trata da exigência de visto de entrada para turistas no Brasil. Esse projeto, o PLS 151/05, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Mas, ao contrário do autor da proposta, o senador Paulo Octávio (PFL-DF), Magalhães é favorável ao princípio da reciprocidade de tratamento em relação aos turistas norte-americanos.
Magalhães citou frase que o atual embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur, teria dito há cerca de dois anos, segundo a qual os brasileiros "são humilhados e maltratados ao tentarem obter o visto de entrada nos Estados Unidos". O senador também afirmou que "os norte-americanos que estão no Brasil devem ser tratados da mesma forma que os brasileiros são tratados nos Estados Unidos".
Segundo Magalhães, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e outros parlamentares apresentaram uma "fórmula" que insere no projeto de lei a exigência da reciprocidade. Mas, de acordo ele, Paulo Octávio não concordou com essa solução. Magalhães argumentou ainda que o fluxo turístico norte-americano para o Brasil não justifica a ausência do princípio da reciprocidade.
19/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy defende a reciprocidade na questão do fichamento de cidadãos norte-americanos
Paulo Octávio quer suspender exigência de vistos e identificação para turistas norte-americanos
Embaixador quer estimular ida de turistas norte-americanos ao Nordeste
Antonio Carlos quer melhor tratamento tributário a estados e municípios
Antonio Carlos defende orçamento impositivo para 2005
Osmar Dias defende ação na OMC contra subsídios norte-americanos