Antonio Carlos Júnior considera que Mantega desrespeitou o Senado



O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) protestou nesta terça-feira (21) contra o segundo adiamento da audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que teria a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. O novo adiamento aconteceu a pedido do ministro Mantega. Para o senador, o ministro desrespeitou o Senado.

- O que impede o ministro de comparecer a esta Casa e prestar esclarecimentos que são solicitados pelos senhores senadores? Quanto mais não fosse, Sua Excelência certamente não poderia desconhecer a obrigação constitucional que tem de nos prestar esclarecimentos sempre que entendermos necessário - assinalou.

Antonio Carlos Júnior lembrou que a audiência foi solicitada pelo próprio presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), juntamente com os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e João Tenório (PSDB-AL). Além disso, acrescentou o senador, o objetivo seria debater a crise financeira internacional e permitir ao Senado conhecer e discutir as ações que o governo federal vem tomando para preservar a estabilidade da economia brasileira.

- Essa insistência do governo em não vir ao Senado Federal debater esse assunto me permite crer que ele não tem nada a dizer ou teme pelo que pode ser dito. Confesso que gostaria de saber o que pensam o presidente Garibaldi Alves e o senador Aloizio Mercadante sobre este segundo adiamento. Pelo que pude apurar junto à CAE, o adiamento será sine die [sem data definida], o que nos poupará, talvez, de novas procrastinações - afirmou.

O senador disse ainda que o governo federal tem dado repetidas demonstrações de desprezo pelo Legislativo e que isso apenas acirra ânimos e dificulta, no futuro, esforços comuns que reúnam oposição e governo e viabilizem a tomada de decisões vitais para o momento que vive o país.



21/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Júnior considera "muito graves" as denúncias de assessor

Antonio Carlos Júnior considera sensato aumento de 0,5 ponto na taxa de juros Selic e aponta riscos do pré-sal

Antonio Carlos Júnior toma posse no Senado

Antonio Carlos Junior rebate críticas de Lula ao Senado

Antonio Carlos Magalhães considera "ridículo" mínimo de R$ 240

Dutra considera patético discurso de Antonio Carlos Magalhães