Antonio Carlos Júnior toma posse no Senado



Em solenidade realizada nesta quinta-feira (dia 31), em plenário, tomou posse o novo senador pela Bahia, Antonio Carlos Júnior (PFL). Ele vai ocupar a vaga aberta com a renúncia do pai, Antonio Carlos Magalhães, que deixou o Senado em decorrência da decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de encaminhar à Mesa pedido de cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar no episódio da violação do painel eletrônico. "Meu pai foi injustamente julgado por alguns dos senhores mas, pela renúncia, encontrou a melhor maneira de servir à Bahia e ao Brasil", afirmou.

Muitos políticos prestigiaram a posse, entre eles os ex-senadores Djalma Bessa e Júlio Campos, o governador da Bahia, Cézar Borges, deputados federais e estaduais pela Bahia. Antonio Carlos Magalhães também esteve presente. O novo senador leu o juramento, prometendo defender a Constituição e as leis do país, honrar o mandato concedido por seus eleitores e trabalhar pela integridade e a independência do Brasil.

Enfatizando ser empresário e professor universitário, Antonio Carlos Júnior afirmou que sua única pretensão no Senado será honrar o mandato de seu pai, "seguindo-lhe os passos firmes de uma vida dedicada ao bem público".

O novo senador lembrou ter nascido em uma família de políticos, na qual, além do pai, se destacou a figura de seu irmão, deputado Luís Eduardo, que, observou, marcou como poucos a trajetória política brasileira. "Era um reformador e, mais do que isso, representou um dos maiores vultos de sua época", concluiu Antonio Carlos Júnior.

31/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antônio Carlos Mathias Coltro toma posse como presidente do TRE-SP

Antonio Carlos Júnior tem até 90 dias para tomar posse

Lauro Antonio toma posse no Senado

Antonio Russo toma posse no Senado na vaga de Marisa Serrano

Marco Antônio Costa toma posse no Senado pelo estado do Tocantins

Antonio Carlos Junior rebate críticas de Lula ao Senado