Antonio Carlos Junior pede explicações sobre financiamento pela Petrobras de ONGs ligadas ao PT
O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) requereu à Mesa o encaminhamento de pedido de informações ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ele quer que a Petrobras esclareça denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual da Bahia, e pela imprensa, de supostas irregularidades em relação ao uso de recursos da empresa para patrocinar festas populares e financiar organizações não governamentais.
- Há anos a Petrobras vem celebrando convênios com entidades não governamentais ligadas a petistas para a promoção do São João em cidades do interior baiano, numa ação em que se misturam, desde o uso desavergonhado da estatal como instrumento de promoção de políticos ligados ao PT, até o mero avanço sobre os cofres da empresa para proveito próprio - afirmou Antonio Carlos.
Segundo o parlamentar baiano, outra forma de drenar recursos da Petrobras envolve ONGs de fachada. Somente no ano passado, informou, foram repassados R$ 2,9 milhões para duas entidades que estão sob investigação do Ministério Público da Bahia. Esse montante chegaria a R$ 6,6 milhões, se forem contabilizados os repasses a partir de 2005.
As duas empresas seriam dirigidas por petistas ligados a Rosemberg Pinto, que é assessor do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, informou Antonio Carlos Junior. Ele acrescentou que o próprio governador da Bahia, Jaques Wagner, teve sua oficial de gabinete citada como uma das envolvidas com as ONGs.
- Pois o governador, que é do mesmo partido do presidente da Petrobras, do mesmo partido de Rosemberg Pinto e de todos os envolvidos no uso irregular de recursos da Petrobras, diz que as denúncias não passam de "besteirol e delírio". Para Jaques Wagner, o Ministério Público delira ao suspeitar do fato de a Petrobras contratar, sem licitação e desnecessariamente, ONGs petistas para gastar recursos da estatal, em claro desvio de finalidade para dizer o mínimo - disse Antonio Carlos Junior.
22/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antonio Carlos Júnior diz que caso Ricardo Sérgio exige explicações
Antonio Carlos Junior diz que projeto de capitalização da Petrobras é inconstitucional
Antonio Carlos Junior explica porque oposição abandonou CPI da Petrobras
Antonio Carlos Junior critica retirada de Petrobras do cálculo de superávit e aponta uso político da medida
Antonio Carlos Junior pede investimentos em infraestrutura
Bahia está acuada pela violência, alerta Antonio Carlos Junior