Antonio Carlos quer cooperação com o governo para salvar o cacau



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) propôs nesta quarta-feira (dia 15) ação conjunta dos governos federal e da Bahia destinada a recuperar a lavoura e a indústria de processamento do cacau. Para que isso aconteça, o Ministério da Fazenda, o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devem atender a uma série de pleitos como a renegociação do estoque das dívidas dos produtores, em bases compatíveis com as suas condições econômico-financeiras atuais, com o padrão tecnológico e a situação da economia regional. Antonio Carlos sugeriu também o fortalecimento da Comissão Especial do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) como instrumento técnico de recuperação do cacau.

- Não queremos mascarar ineficiências. Queremos, sim, cooperação. Queremos a compreensão do governo federal de que a situação do cacau na Bahia é de crise absoluta - disse o senador.

Antonio Carlos fez críticas à política do governo federal para a lavoura de cacau, atividade tradicionalmente desenvolvida na Bahia. Segundo o senador, meses atrás foram lançados programas de apoio a diversas culturas, como a do caju, e à modernização da frota de máquinas agrícolas, com juros fixos de 8,75% ao ano. Para a produção cacaueira, entretanto, os encargos financeiros continuam indexados à TJLP mais 4%, o que corresponde atualmente a 13,25% ao ano.

- O cacau do Brasil não quer favores. Quer tratamento justo por tudo aquilo que representou, representa e ainda representará para o desenvolvimento brasileiro - disse Antonio Carlos, observando que o governo da Bahia está reivindicando a mesma taxa de juros nos financiamentos ao plantio e colheita de cacau.

O senador lembrou que a cultura do cacau começou a ter problemas no início dos anos 80 em função do declínio dos preços internacionais e da irregularidade na distribuição de chuvas. Esse processo culminou com a disseminação da vassoura-de-bruxa, doença provocada por um fungo, que trouxe grandes prejuízos à produtividade das plantações.

15/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos pede ao governo que socorra os produtores de cacau

Antonio Carlos Júnior: governo quer retomar monopólio do petróleo sem mexer na Constituição

Antonio Carlos Júnior diz que governo Lula promove desequilíbrio fiscal e deixa a conta para o próximo governo

Antonio Carlos quer votar MPs para evitar desgaste do Congresso

Antonio Carlos quer solução para a crise da cacauicultura baiana

Antonio Carlos Valadares quer mais atenção para problema habitacional