Antonio Carlos quer solução para a crise da cacauicultura baiana



Em apelo dirigido nesta segunda-feira (25) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos senadores, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) pediu financiamento à produção de cacau na Bahia e a consolidação das dívidas dos produtores com base no Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa). De acordo com o senador, mais de 1.200 produtores de cacau estão impedidos de contratar o Pesa.

- É inconcebível que os produtores de cacau que conviveram com tantas dificuldades passem a enfrentar esta nova e séria dificuldade, ficando fora desse importante instrumento governamental, sustentado em lei, o que resulta em questão de direito - afirmou.

O senador destacou que o Pesa é o mais interessante e completo programa de consolidação de dívidas agrícolas, com vantagens importantes para viabilizar a recuperação e o progresso da economia cacaueira.

Segundo informou Antonio Carlos, os cacauicultores conseguiram superar a mais severa crise da agricultura brasileira com base no apóio do governo da Bahia e na evolução da tecnologia da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que permitiu a identificação e multiplicação de clones tolerantes à vassoura-de-bruxa, praga que atingiu os pés de cacau no Brasil.

- Peço ao presidente desta Casa que encaminhe minhas palavras aos ministros da Fazenda e da Agricultura, que não poderão ficar indiferentes à minha fala, que trata de uma situação que poderá levar 200 mil agricultores ao desemprego - reafirmou o senador.



25/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges cobra solução para crise na cacauicultura baiana

Antonio Carlos Júnior diz que cultura baiana deve ser preservada

Antônio Carlos Júnior defende preservação da cultura baiana

ANTONIO CARLOS VÊ NOVO SALÁRIO MÍNIMO COMO A "SOLUÇÃO POSSÍVEL"

Antonio Carlos Júnior: "crise não é mera marolinha"

VALMIR QUER SOLUÇÃO PARA CRISE DA ENCOL