Antônio Carlos Valadares lamenta 'resultado pífio' da COP 15
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) criticou o "resultado pífio" da Conferência Mundial das Condições Climáticas ( COP 15 ), realizada este mês, em Copenhague, Dinamarca. O senador lamentou de nada ter adiantado a participação de 192 países na conferência, com a presença maciça de chefes de Estado e de governo, depois de dois anos e meio de preparação e duas semanas de discussão.
- Esperávamos que o resultado fosse muito mais amplo, que tivéssemos o reconhecimento dos países desenvolvidos, de que esta catástrofe que se avizinha, a elevação da temperatura, muito se deve ao tratamento irresponsável, sem compromisso com o futuro, que foi concebido pelas nações industrializadas ao promoverem programas de desenvolvimento sem os devidos cuidados com o meio ambiente - afirmou.
Valadares acrescentou que os países europeus têm se conduzido com certo equilíbrio, mas há forte radicalismo dos Estados Unidos e do Canadá contra a redução da emissão de gases que provocam o efeito-estufa.
O senador leu partes do Acordo de Copenhague, que tem apenas duas páginas e meia. Salientou o caráter genérico do documento, sem inclusão de metas nem compromissos mais severos. Lembrou que o Brasil, pela palavra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por decisão do próprio Congresso Nacional, estabeleceu limites voluntários que poderiam chegar, daqui a 20 anos, até 39% das emissões em relação a 2005.
21/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antonio Carlos Valadares lamenta morte de procurador sergipano
Antônio Carlos Valadares lamenta morte de ex-prefeito sergipano
Antônio Carlos Valadares aponta desafios da Rio+20
Valadares lamenta morte de Luiz Antônio Barreto
Antônio Carlos Valadares faz homenagem a Seixas Dória
Antônio Carlos Valadares comemora promulgação da PEC da Alimentação