Antônio Carlos Valadares destaca produção de uva do semi-árido nordestino



Em discurso no Plenário durante sessão conjunta do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (30), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou queo pólo de produção de uvas de Petrolina e Juazeiro, situado no semi-árido nordestino, foi responsável por 95% das exportações de uva de mesa em 2007. A região faturou US$ 20 milhões dos US$ 21 milhões obtidos com a exportação do produto.

- Embora o Sul lidere a produção de uva em geral, o pólo nordestino lidera a produção de uva de mesa- declarou Valadares.

O parlamentar sergipano ressaltou que grandes empresas produtoras de frutas instalaram modernos sistemas de irrigação às margens do Rio São Francisco e criaram um grande pólo exportador de frutas.

Na opinião de Valadares, esse fato demonstra que a região de 42 milhões de habitantes, dos quais 26 milhões no semi-árido, pode desenvolver uma agricultura moderna se receber os investimentos e a atenção política necessários para isso. Valadares ressaltou os esforços do governo atual nesse sentido.

Apesar da imagem de região arrasada pela seca, o Nordeste, mesmo o semi-árido, tem potencial para o desenvolvimento econômico, disse Valadares.

- Com esses projetos de irrigação às margens do Rio São Francisco, chegou-se em tempo curtíssimo à produção de frutas que se tornou destaque nacional e internacional - argumentou Valadares.



30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares quer inserir produção de mel do semi-árido nordestino no programa Mais Alimentação

CDR vai debater atuação do Dnocs no semi-árido nordestino

Rosalba cobra ações de combate à seca no semi-árido nordestino

Rosalba cobra ações de combate à seca no semi-árido nordestino

Lídice da Mata registra entrega de cisternas no semi-árido nordestino

Garibaldi: jovens no semi-árido nordestino dependem de aposentadorias rurais