Antônio Carlos Valadares é contra a cobrança antecipada do ICMS
Antônio Carlos Valadares informou que, em condições regulares de arrecadação, o empreendedor tem até 15 dias, em média, para recolher o ICMS, após apuração mensal de seu movimento de mercadorias e serviços. Para o senador, se o Estado obriga o empresário a pagar o imposto na fonte, a situação inverte-se, ou seja, o comerciante paga um tributo de que não é devedor, o que Valadares considera um absurdo.
- Pagar o imposto que é devido pelos seus clientes compradores, antecipando o ato da venda, pode significar um ônus incompatível com a capacidade financeira do pequeno comerciante, inviabilizando a atividade comercial - afirmou o senador, lembrando que comerciantes e industriais de alguns estados, como os de Sergipe, sofrem com a cobrança antecipada do ICMS. Ele observou que vários empresários sergipanos estão instalando-se em estados vizinhos que não cobram o tributo na fonte.
O senador Lindberg Cury (PFL-DF), ex-presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, lamentou, em aparte, que alguns estados estejam cobrando antecipadamente o ICMS, o que, a seu ver, está levando ao estrangulamento da atividade comercial. E disse que vai apoiar a PEC de Antônio Carlos Valadares que revoga a cobrança antecipada do tributo.
13/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antonio Carlos Valadares acata representação contra Demóstenes Torres
Antônio Carlos Valadares pede medidas de emergência contra a crise
Antônio Carlos Valadares aponta desafios da Rio+20
Antônio Carlos Valadares faz homenagem a Seixas Dória
Antônio Carlos Valadares comemora promulgação da PEC da Alimentação
Antônio Carlos Valadares lamenta 'resultado pífio' da COP 15