Antonio Carlos Valadares registra importância do novo Código Florestal como marco legal



Para ressaltar a importância do novo Código Florestal (PLC 30/2011) em votação pelos senadores nesta terça-feira (6), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) destacou em Plenário o histórico legal de proteção das florestas no Brasil. O senador afirmou que o atual Código em discussão, o primeiro conjunto de leis para manejo de florestas, rios, mananciais, mangues e serras dos últimos 46 anos, é fundamental para uma vivência ambiental saudável.

Antonio Carlos Valadares disse que a primeira legislação sobre o tema no país foi editada em 1934, reconhecendo as florestas como um bem jurídico de interesse comum do povo brasileiro. Já em 1965, veio o novo Código, que trouxe mecanismos importantes como a criação da reserva legal e da área de preservação permanente. Com o atual código, mais detalhado e atual, o país pode resgatar passivos ambientais sem prejudicar oferta de alimentos.

- O PSB procurou dar uma participação incisiva para melhorar este Código. É a participação democrática do nosso partido em um debate de âmbito nacional. É verdade que existem algumas divergências que, com o tempo, precisam ser resolvidas, mas os relatores da matéria melhoraram o Código em mais de 50%, melhorando sua redação, sua performance - afirmou o senador.

Mais informações a seguir



06/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antônio Carlos Valadares destaca vantagens do projeto do novo Código de Processo Penal

Antônio Carlos Valadares destaca importância de projeto que dá direitos aos portadores de próteses e órteses

Casagrande: novo líder do PSB é Antônio Carlos Valadares

Novo Código Florestal mantém percentuais de reserva legal, mas isenta parte dos produtores da recomposição

Valadares propõe três alterações no relatório do novo Código Florestal

Confirmado como presidente da Câmara, Marco Maia diz que tem pressa com Código Florestal