Antônio Carlos Valadares destaca importância de projeto que dá direitos aos portadores de próteses e órteses



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) explicou, nesta quarta-feira (11), a importância da aprovação do PLS 14/2012, que estabelece direitos e garantias dos portadores de órteses, próteses e materiais implantáveis de uso médico ou odontológico.

A matéria também dispõe sobre mecanismos de controle e monitoramento desses produtos e determina a notificação compulsória em caso de defeitos.

Autor da proposta, Valadares assegurou que não é raro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificar produtos com problemas técnicos que podem ocasionar graves prejuízo à saúde dos usuários.

- Há pouco vimos, no Brasil e em outros países, um sem-número de reclamações de mulheres que recorreram à aplicação de silicone nos seios, vitimadas pelo uso de material inadequado. Saúde é direito humano  essencial, que não pode ser negligenciado, sob nenhuma hipótese – afirmou.

Para Antônio Carlos Valadares, o projeto vai permitir controle mais severo e contínuo da qualidade e o monitoramento do uso de próteses e órteses. O projeto também limita a realização de implantes por especialistas, condiciona o registro dos produtos à sua aprovação em testes de qualidade e obriga a notificação compulsória de casos de defeitos.

O PLS 14/2012 também garante o direito de substituição de produtos implantados defeituosos e garante acompanhamento médico específico nos casos em que haja dúvidas quanto aos riscos que o produto possa causar à saúde.



11/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antônio Carlos Valadares destaca vantagens do projeto do novo Código de Processo Penal

Antonio Carlos Valadares registra importância do novo Código Florestal como marco legal

Antônio Carlos Valadares destaca produção de uva do semi-árido nordestino

Antonio Carlos Valadares destaca crescimento da energia eólica no Brasil

Portadores de próteses podem ter novos direitos

ANTONIO CARLOS VALADARES DIZ QUE GOVERNO VAI ENGAVETAR O PROJETO