Antônio Carlos Valadares destaca vantagens do projeto do novo Código de Processo Penal



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) enalteceu o aumento de poder do magistrado determinado pelo projeto do novo Código de Processo Penal (PLS 256/09), que deverá ser votado em primeiro turno na próxima semana no Plenário do Senado. Para ele, o nessas alterações "farão com que o sistema de justiça criminal se torne mais eficaz".

- Isso significa coibir a impunidade, assegurar com que a pena seja cumprida com rigor e que o preso seja monitorado de perto pelo Estado - afirmou.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (16), o parlamentar assinalou que o novo Código "ampliará o poder e as alternativas cautelares do magistrado, fazendo com que o processo penal alcance sua eficácia". Afirmou que atualmente há apenas três possibilidades de cautelares, que são a fiança, a prisão e a liberdade provisória.

- O projeto prevê um total de 14 medidas cautelares, como o aumento do valor da fiança, o recolhimento domiciliar, o monitoramente eletrônico, a suspensão do exercício da função pública ou da atividade econômica, a proibição de frequentar determinados lugares, o afastamento do lar ou de outro local de convivência da vítima e a proibição de se aproximar ou manter contato com pessoa determinada - exemplificou.

O parlamentar lembrou que o projeto, relatado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES), foi apresentado pela Presidência do Senado a partir de sugestão de uma uma comissão externa de juristas composta por nove integrantes. Já no Senado, foram analisadas ainda outras 47 proposições que tramitavam sobre o tema, e também realizadas audiências públicas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Goiânia e Vitória. Nessas audiências manifestaram-se representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, das Defensorias Públicas, das Secretarias de Justiça e de Segurança e das faculdades de Direito, entre outras entidades.

Em aparte, o senador Renato Casagrande agradeceu os elogios de Antônio Carlos Valadares a seu trabalho e lembrou que o Código atualmente em vigor data de 1941, sendo considerado um "instrumento da impunidade".



16/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Valadares registra importância do novo Código Florestal como marco legal

Valter Pereira destaca inovações do novo Código de Processo Penal

Antônio Carlos Valadares destaca importância de projeto que dá direitos aos portadores de próteses e órteses

Demóstenes quer pressa na apreciação do projeto do novo Código de Processo Penal

Concluído primeiro turno de votação do projeto do novo Código de Processo Penal

Casagrande: novo líder do PSB é Antônio Carlos Valadares