Antônio Prado é Cidade de Bem Viver



O deputado Roque Grazziotin (PT), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, encaminhou à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa proposição de louvor e congratulações para a cidade de Antônio Prado, primeiro município do Brasil e da América Latina a integrar a “Rete Internacionale Delle Cittá Del Buon Vivere” – Rede Internacional das Cidades de Bem Viver, denominada também de Cittaslow, desde o dia 19 de novembro de 2001.

Esta rede de cidades de bem viver tem origem na Itália, a partir de um movimento que denunciava as grandes redes de fast-food que homogeneizam o alimento e a cultura alimentar dos povos, defendendo a diversidade da alimentação e a peculiaridade cultural de cada região.

O movimento foi ampliado e, para ser considerada uma cittaslow, a cidade tem que apresentar uma boa qualidade de vida para seus habitantes, com homogeneidade econômica, social e cultural, aliada a preservação do meio ambiente, onde predomine uma economia baseada nas pequenas e médias empresas, sem monopólios, e plena nas sua relações humanas.

O deputado enfatizou a importância deste título: “Vivemos num mundo cada vez mais globalizado. Globalização da economia e do mercado, onde as pessoas vivem cada vez mais massificadas. Grandes concentrações de capitais e riquezas contrastam cada vez mais com a concentração e ampliação da miséria.Neste cenário, movimentos como este nos dão esperança, e novas visões de mundo e de qualidade de vida apontam para um futuro inverso ao que tentam nos impor. E logo ali, ao alcance de todos os riograndenses, na bela e fraterna Antônio Prado, temos o exemplo de que uma comunidade pode alterar a vida, para melhorar não só as condições objetivas, como as condições espirituais e de crescimento humano.”


11/20/2001


Artigos Relacionados


CCDH apresenta Relatório Azul em Antônio Prado

CCDH apresenta Relatório Azul à comunidade de Antônio Prado

Appio homenageia Antônio Prado e convida para mostra Del Pease

Marco Antônio Costa comemora tombamento do centro histórico da cidade de Porto Nacional, em Tocantins

Hartung: estatuto aproxima cidade legal da cidade real

Trabalho: “Integração do Artesanato” em Martinho Prado