Trabalho: “Integração do Artesanato” em Martinho Prado



Evento reuniu alunos dos cursos de biojóias e trançado em bambu, realizado na cidade, e moda artesanal, de São Paulo

A praça central de Martinho Prado Junior, distrito de Mogi Guaçu, se transformou em palco para o desfile de biojóias e peças de roupa artesanal. O projeto chamado de “Integração do Artesanato” aconteceu sexta-feira, dia 28, e reuniu alunos dos cursos de biojóias e trançado em bambu, realizado em Martinho Prado e moda artesanal da ONG Aldeia do Futuro, de São Paulo.

O evento foi organizado pelo artesão José Carlos Santos, o Carlos da Mata, um dos monitores dos cursos promovidos em Martinho Prado. Além do desfile, os alunos visitaram a Fazenda Campininha, reserva ambiental onde aconteceram os cursos de biojóias e trançado em bambu e que disponibiliza matéria-prima para a confecção do artesanato. Os alunos também visitaram o município de Conchal, onde conheceram a fabricação de bolsas de couro.

Deli Espindola, coordenadora do Núcleo Mulheres da ONG Aldeia do Futuro, disse que a integração empolgou os alunos e ela já faz planos para estreitar os contatos. De acordo com Deli, em outubro, a Aldeia do Futuro deve realizar um desfile de moda artesanal em São Paulo e as biojóias produzidas em Martinho Prado podem complementar o visual das modelos.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Caveanha acompanhou o desfile. Ao encerrar o evento, o secretário enalteceu o trabalho dos alunos, valorizando o artesanato como forma de geração de trabalho e renda.

Os cursos desenvolvidos na ONG Aldeia do Futuro e na Fazenda Campininha fazem parte de uma parceria com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), autarquia vinculada a Secretaria Estadual do Em

08/01/2006


Artigos Relacionados


Alunos de São Martinho visitam Assembléia

Térmica São Martinho (SP) terá capacidade ampliada para 33 Megawatts

Paulo Paim teme retrocesso na integração de deficientes ao mercado de trabalho

Zambiasi destaca trabalho militar de integração nacional e de ajuda social

Antônio Prado é Cidade de Bem Viver

FREIRE QUER HOMENAGEM A CAIO PRADO JR