Anunciada publicação de dicionário em braile pelo Senado



O diretor geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, informou nesta sexta-feira (3) que a Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) está trabalhando para publicar um dicionário em braile, a linguagem tátil destinada aos portadores de deficiência visual. O anúncio foi feito na VI Bienal Internacional do Livro do Ceará, durante solenidade de lançamento dos livros Notas para a História do Ceará e de O ocaso do Império, e da entrega de publicações em braile para a Sociedade de Assistência aos Cegos, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Associação de Cegos do Estado do Ceará e Centro de Apoio Pedagógico do Ceará.

A secretária estadual de Cultura, Cláudia Leitão, que representou o governador Lúcio Alcântara no evento, destacou a importância do livro Notas para a História do Ceará para a preservação da memória não só do estado, mas do país. Escrito pelo médico e vice-cônsul da Inglaterra no Ceará, Guilherme Studart, a obra transcreve textos originais sobre a criação de vilas e freguesias, devassas instauradas contra oficiais e intendentes e notas de ouvidores do século XVIII.

Já o livro O Ocaso do Império, do historiador, sociólogo e bacharel em Direito Francisco José de Oliveira Viana, descreve a evolução da mentalidade da elite brasileira no momento em que o país troca a monarquia pela República. A obra também define o papel exercido na queda da monarquia pelos seguidores dos ideais liberais, abolicionistas e federativos.

Alguns dos títulos entregues às entidades de apoio a deficientes visuais foram a Constituição Federal e a do Ceará, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, a Lei de Doação de Órgãos, o Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência e o livro Conselho aos Governantes, a primeira obra literária editada em braile pelo Senado. Agaciel Maia lembrou que a gráfica do Senado foi a primeira gráfica oficial a publicar livros na linguagem destinada aos portadores de deficiência visual.

A solenidade, que também marcou o lançamento da publicação Especial Cidadania, uma coletânea de textos publicados no Jornal do Senado sobre os direitos do cidadão, também contou com as presenças da diretora da Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira; do presidente do Instituto Legislativo Brasileiro, Florian Madruga, do vice-presidente do Conselho Editorial, Joaquim Campelo Marques; da diretora do Jornal do Senado, Maria da Conceição Lima Alves; do diretor da SEEP, Júlio Werner Pedrosa; e Raimundo Pontes Cunha Neto, diretor da Subsecretaria de Edições Técnicas.



03/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado entrega dicionário em braile na Feira do Livro de Porto Alegre

Senado lança livros e entrega dicionário em braile na Feira do Livro de Porto Alegre

Senado assinará contrato com a prefeitura de SP para a edição e a publicação de obras em braile

Senado lança em feira do livro publicação em braile com legislação consolidada do servidor público federal

Estatuto do Idoso será o próximo título em braile editado pelo Senado

Deficiente visual elogia qualidade de livros em braile editados pelo Senado