Estatuto do Idoso será o próximo título em braile editado pelo Senado



Durante a entrega de publicações em braile para quatro entidades que prestam apoio a deficientes visuais em Belo Horizonte, o presidente da Comissão de Feiras de Livro do Senado, Júlio Werner Pedrosa, anunciou que o próximo título a integrar o catálogo braile do Senado será o Estatuto do Idoso. A solenidade ocorreu no Expominas, local onde está sendo realizada a 1ª Bienal do Livro de Minas Gerais.

De acordo com Júlio Pedrosa - que também é diretor-executivo da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) do Senado -, a publicação do Estatuto do Idoso em braile vinha sendo reivindicada nas últimas feiras de livro das quais o Senado participou. Ele destacou a importância de o Senado investir na impressão de títulos na linguagem dos cegos e cobrou a mesma atitude de outros órgãos oficiais.

- Seria bom que outras entidades seguissem o exemplo do Senado, pois os deficientes visuais encontram muitas dificuldades para ter acesso ao conteúdo dos livros, sobretudo os que tratam de legislação. É bem mais fácil encontrar um parente ou amigo que se disponha a ler um livro de literatura ou até mesmo um jornal. Essa mesma disponibilidade não acontece no caso de uma lei ou estatuto - disse Júlio Pedrosa.

O Senado entregou exemplares em braile das Constituições do Brasil e do estado de Minas Gerais, do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Doação de Órgãos. As entidades beneficiadas foram o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), Escola Estadual São Rafael, Biblioteca Pública Luiz de Bessa e Associação de Cegos Louis Braille (ACLB).

O presidente da ACLB, Marcio Neves Penido, elogiou a qualidade da impressão dos livros doados pelo Senado. Ele lembrou que, apesar dos avanços tecnológicos, a única forma de leitura para os deficientes visuais continua sendo o braile. Os títulos recebidos, disse, beneficiarão a cerca de 200 pessoas que freqüentam a biblioteca da instituição que ele preside.



20/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estatuto do Idoso será votado pelo Plenário

Relatório Azul é editado em braile e em disquete para deficientes visuais

Livro editado pelo Senado vai concorrer ao Prêmio Jabuti

JK CONTA PORQUE CONSTRUIU BRASÍLIA EM LIVRO EDITADO PELO SENADO

JK CONTA PORQUE CONSTRUIU BRASÍLIA EM LIVRO EDITADO PELO SENADO

CIENTISTA POLÍTICO LANÇA NA BAHIA LIVRO EDITADO PELO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO