Deficiente visual elogia qualidade de livros em braile editados pelo Senado



Durante a entrega das publicações em braile do Senado Federal à Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará, que aconteceu a segunda-feira (7), às 14h30, na 5ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, a revisora de textos da entidade, Carliseth Silva, elogiou a qualidade das publicações para deficientes visuais editadas pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep). Deficiente visual, ela também comemorou o fato de receber do Senado livros contendo leis importantes. Somente assim, disse ela, os deficientes visuais podem ter acesso direto às leis.

- É muito difícil encontrarmos alguém que queira ler uma lei para nós. Assim, com a publicação em braile, podemos ter acesso à legislação diretamente - afirmou Carliseth, que domina a leitura em braile desde 1986.

Assim como Carliseth, outros seis deficientes visuais que trabalham na instituição estiveram presentes, em companhia da presidente da entidade, Maria Josélia de Almeida, que recebeu das mãos da representante da Seep, Ivana Dias Pereira, seis títulos de leis importantes publicadas na linguagem especial para os cegos.

- As diferenças não são tão grandes e o nosso papel é minimizar essas diferenças. Com o auxílio de iniciativas como essas, é possível observar o potencial dos deficientes visuais, que é muito grande - afirmou Josélia ao receber os livros, acompanhada de funcionários e alunos da instituição.

A presidente da entidade elogiou o Senado, que foi a única instituição a oferecer publicações em braile na Bienal do Livro do Ceará. Ela sugeriu que o Senado amplie suas ações para deficientes visuais, oferecendo, a exemplo do que acontece no estande da Casa no evento, um espaço para leitura em braile na Biblioteca da instituição.

A Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará foi criada há 60 anos e trabalha com uma filosofia de inclusão dos deficientes visuais, oferecendo cursos, treinamento para leitura em braile e publicações, atendendo desde crianças da pré-escola até adultos e suas famílias.

Na Bienal do Ceará, que vai até o próximo dia 13 de outubro, o Senado expõe cerca de cem títulos de seu Catálogo de Publicações, que compreende legislação atualizada, editada pela Subsecretaria de Edições Técnicas, e clássicos do pensamento brasileiro, selecionados pelo Conselho Editorial da Casa. Na quinta-feira (10), às 18h, está previsto o lançamento da terceira edição da coleção Textos Políticos, que reúne documentos que marcaram a história administrativa do país, desde antes do descobrimento até 1964.



08/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alunos com deficiência visual poderão receber livros em braile gratuitamente

Senado lança livros e doa obras em braile

Senado aumentará número de exemplares de livros em braile

Senado lança livros e entrega publicações em braile no Ceará

Entidades de Tocantins recebem do Senado livros em braile e em áudio

Senado entrega livros em braile e audiolivros a instituições do Tocantins