Anunciados integrantes de Subcomissão do Livro



O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Ricardo Santos (PSDB-ES), anunciou nesta terça-feira (5) os nomes dos sete integrantes da Bancada do Livro, criada a partir de requerimento apresentado pelo senador José Sarney (PMDB-AP). A instalação da subcomissão ocorrerá nas próximas duas semanas, em cerimônia que deverá contar com a presença do ministro da Cultura, Francisco Weffort.

Além do autor do requerimento e de Ricardo Santos, comporão a Bancada do Livro os senadores Francelino Pereira (PFL-MG), Antonio Carlos Júnior (PFL-BA), Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Emilia Fernandes (PT-RS) e Marluce Pinto (PMDB-RR). De acordo com o presidente da CE, a subcomissão poderá funcionar como um novo espaço de debates sobre a indústria editorial.

- Da mesma forma que a Subcomissão do Cinema prestou uma enorme contribuição ao aperfeiçoamento do setor, a Bancada do Livro também terá um caráter propositivo e poderá discutir com o Poder Executivo medidas de estímulo à editoração de livros e à implantação de bibliotecas em todo o país - antecipou Ricardo Santos.

Na próxima semana, deverão ser divulgados os integrantes da subcomissão de Esportes, também vinculada à CE. O presidente da comissão previu que, assim como a Subcomissão do Livro, ela começará a funcionar ainda no mês de março.

Durante a reunião desta terça-feira, a comissão decidiu - a pedido dos senadores Geraldo Cândido (PT-RJ) e Emilia Fernandes (PT-RS) - promover uma audiência pública a respeito da proposta que regulamenta os estágios de estudantes de níveis médio e superior. O projeto original, elaborado pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), prevê a concessão, aos estagiários, de benefícios como bolsa não inferior ao salário mínimo e 30 dias de férias remuneradas por ano.

O substitutivo do relator da matéria, senador Gerson Camata (PMDB-ES), exclui esses benefícios mas estabelece que a jornada de atividades a ser cumprida pelo estudante deverá ser compatível com o seu horário escolar e poderá ser reduzida ou dispensada durante os períodos de provas.

A comissão aprovou ainda pareceres favoráveis a projetos de decreto legislativo que autorizam o funcionamento de 12 emissoras de rádio e uma de televisão - este para a Fundação Cultural Campos de Minas, em São João del Rei (MG).

Entre as entidades beneficiadas pelos projetos estão: Associação Comunitária Estudantil da Zona Sul de Belo Horizonte (MG); Rádio São João del Rei (MG); Fundação Nossa Senhora das Dores, de Dores do Indaiá (MG); Rádio Progresso de São Carlos (SP); Associação Comunitária Ana Roberto, de Missão Velha (CE); Associação de Assistência ao Menor Carente de Abaiara (MG); Fundação Educativa e Cultural de Coroatá (MA); Associação Comunitária São Francisco Padroeiro, de Poço Dantas (PB); Associação Comunitária de Abadiânia (GO); Sistema Goiano de Telecomunicação, de Aparecida de Goiânia (GO); Rádio Lidersom FM, de Orlândia (SP); e Rádio Principal FM, de Valparaíso (GO).



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anunciados integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Nomeados integrantes de Subcomissão de Esportes

Alcântara indica integrantes da Subcomissão de Turismo

Integrantes da subcomissão de extração mineral pedirão apoio ao presidente do Senado

CE cria subcomissão permanente do livro

Subcomissão da Criança vai relançar livro sobre vida de ex-menina de rua