Anúncio da transferência da Azaléia repercute no plenário
"O descontentamento da comunidade com o atual governo do Estado pela falta de emprego" , segundo a versão do deputado João Fischer (PPB) , e "os investimentos que o governo vem fazendo nos sistemas locais de produção para minorar a situação", conforme a visão do deputado Luiz Fernando Schmidt (PT) constituíram os argumentos de oposição e situação, que alimentaram o debate da sessão no plenária de ontem.
Fischer usou o exemplo da empresa Azaléia, que anunciou a transferência de uma unidade do Estado para o Nordeste, afirmando que isso está ocorrendo, "porque o governo não está sendo sério com os compromissos que teria a responsabilidade de honrar, mesmo tendo sido feitos durante o governo anterior, referindo-se às mudanças estabelecidas no Fundopem.
Fischer disse que a insistência do atual governo de repetir que não tem dinheiro para dar às empresas é um argumento enganoso, dizendo que a empresa não queria financiamento, mas condição de creditar o valor referente ao seu investimento, o que contribuiria para a geração de mais empregos e oportunidades para todos".
O deputado Schmidt disse que o atual governo tentou "uma repactuação com a Azaléia, que não está adequada, diante dos parâmetros exigidos no contrato assinado pelo governo anterior. Estamos buscando justiça. Fizemos isso com outras empresas que aceitaram a renegociação", disse. Ele destacou, de outro lado, as ações do governo em diversos ramos do setor produtivo, como no da vitinicultura, no ramo moveleiro, no da agroindústria e na agricultura, onde constatou que existe "grande contentamento". Citou também as manifestações favoráveis ao governo das Construtoras de Estradas pelo volume de R$ 570 milhões investidos nos dois primeiros anos de governo, um dos maiores de todos os tempos.
10/04/2001
Artigos Relacionados
Depoimento de Augustin repercute no plenário
Alvaro Dias repercute denúncias contra governo e PT em Plenário
Conflito com comissão de Novo Hamburgo no Piratini repercute no plenário
Advertência do Sindicato a chefe de imprensa do Piratini repercute no plenário
Plenário aprova transferência de servidores do ex-território de Rondônia aos quadros da União
Prisão de Arruda repercute no Senado