Advertência do Sindicato a chefe de imprensa do Piratini repercute no plenário
Na sessão plenária de ontem (04/09), os deputados Vieira da Cunha, líder da bancada do PDT e Ivar Pavan (PT), líder do governo, manifestaram divergência na avaliação do significado da pena de advertência aplicada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul ao chefe de imprensa do Palácio Piratini, jornalista Guaracy Cunha.
O líder do PDT explicou que a pena decorreu devido à correspondência enviada por Guaracy à Revista Isto É, “em que ratificava os atos antiéticos praticados pela jornalista Denise Mantovani, que fez uma tentativa de desqualificação profissional dos jornalistas Luís Milman e Cláudio Camargo, que subscrevem a matéria intitulada Aposta Dobrada, publicada pela revista, em que acusam o governo do Estado de preparar a regulamentação do Cassino Virtual, uma nova modalidade de jogo do tipo caça-níqueis.
“É lamentável que o chefe de imprensa e os jornalistas do Palácio Piratini tentem impedir a livre manifestação e o exercício regular e democrático da profissão de jornalista”, acusou Vieira da Cunha. Para ele os jornalistas do Piratini tentaram “utilizar mecanismos que são próprios da época da ditadura”.
O deputado Ivar Pavan estranhou que o deputado pedetista conheça o conteúdo da decisão da Comissão de Ética do Sindicato, que não foi publicada, por caber recurso junto à Federação Nacional dos Jornalistas. O líder do governo afirmou que o jornalista Luís Milmann, um dos autores da matéria publicada na Isto É, “é parte envolvida no assunto abordado na reportagem”. Lembrou que ele é um dos autores do relatório Denúncia ao Poder Legislativo, elaborado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, encaminhado à Casa e “acusando o governo gaúcho de supostas vinculações com o que chama de jogatina clandestina. Deste suposto dossiê, no qual as provas são substituídas por insinuações levianas, é que foi retirada boa parte das informações que a reportagem contém”.
Afirmou que foram essas informações que os jornalistas Guaracy Cunha e Denise Mantovani “corretamente remeteram à revista Isto É”.
09/05/2001
Artigos Relacionados
Conflito com comissão de Novo Hamburgo no Piratini repercute no plenário
Depoimento de Augustin repercute no plenário
Anúncio da transferência da Azaléia repercute no plenário
Alvaro Dias repercute denúncias contra governo e PT em Plenário
Prisão de Arruda repercute no Senado
Prisão de Beira -Mar repercute na Assembléia