Anvisa divulga panorama de bancos de cordão umbilical



A Anvisa publicou no dia 21 de novembro o Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário referente ao período de  2011 e 2012. O relatório apresenta um panorama geral da distribuição dos serviços no País, uma avaliação dos dados de produção quanto a quantidade de unidades armazenadas e os motivos referentes à desqualificação e o destino das unidades progenitoras hematopoéticas (CPH). O relatório também traz informações sobre os indicadores de qualidade dos bancos.

Os Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário são divididos em dois tipos: os serviços para uso alogênico não-aparentado constituintes da rede pública BrasilCord (BSCUP) e os Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para uso autólogo (BSCUPA). Os Bancos BSCUP são mantidos pelo poder público. Nestes bancos, o sangue armazenado é proveniente de doações, e poderá ser utilizado por qualquer pessoa que necessite, inclusive pelo próprio doador, desde que haja compatibilidade e o sangue esteja disponível.

Já os bancos para uso autólogo (BSCUPA) são instituições privadas que possuem autorização para executar, exclusivamente, armazenamento de unidades com fim de utilização pelo próprio paciente.

Dados

O relatório aponta que existem, em todo o País, 10 bancos do tipo BSCUP: um na região Norte, um na região Nordeste, cinco na região Sudeste e três na região Sul. Não há bancos desta natureza na região Centro-Oeste. Entre 2011 e 2012, foram armazenadas nos bancos público 1.882 unidades de Células Progenitoras Hematopoéticas (CPH) para uso alogênico.

Já os bancos privados totalizam 19 unidades, sendo três na região Centro-Oeste, três na região Sul, três na região Nordeste e dez na região Sudeste. Não há bancos desta natureza na região Norte. Foram armazenados nos bancos privados 31.388 unidades de CPH para uso autólogo.

Com o objetivo de ampliar a quantidade de informação e padronizar o envio para a Anvisa, a Gerência Geral de Sangue, Tecidos e órgãos disponibilizou uma planilha no portal da agência, juntamente com as orientações para preenchimento. O objetivo é minimizar equívocos e eventuais erros durante a inclusão dos dados pelos bancos.


Fonte:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária



29/11/2013 18:20


Artigos Relacionados


Rede Brasileira de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical vai ganhar novas unidades

Brasil armazena cerca de 45 mil unidades de sangue de cordão umbilical, segundo Anvisa

CE confirma aprovação do Dia Nacional da Doação do Cordão Umbilical

Novo banco de sangue de cordão umbilical é lançado em Brasília

Unicamp: Universidade inaugura banco de sangue de cordão umbilical

Comissão aprova instituição do Dia Nacional da Doação de Cordão Umbilical