CE confirma aprovação do Dia Nacional da Doação do Cordão Umbilical
Nesta terça-feira (11), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) confirmou a aprovação, com votação em turno suplementar, de substitutivo a projeto de lei (PLS 299/2010) do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que institui o Dia Nacional da Doação de Cordão Umbilical, a ser celebrado anualmente no dia 8 de outubro. A proposta tem como objetivo estimular a doação de cordões umbilicais, uma alternativa para complementar o baixo número de transplantes de medula óssea no país.
A princípio, o PLS 299/2010 instituía a Semana Nacional da Doação de Cordão Umbilical. Após consulta ao Ministério da Saúde, o relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), se convenceu de que dedicar apenas um dia à causa seria uma estratégia mais eficiente de mobilização, apresentando, assim, substitutivo.
Ao justificar o projeto, Inácio Arruda argumentou que cerca de 2.500 pessoas ao ano precisam de transplante de medula óssea. Deste contingente, 1.400 não encontram doador com laços de parentesco e compatibilidade genética. O autor observou que o uso do sangue do cordão umbilical, rico em células-tronco, pode substituir a medula óssea, o que aumenta a disponibilidade de doadores e reduz o custo do transplante.
A matéria segue agora para exame da Câmara dos Deputados.
11/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão aprova instituição do Dia Nacional da Doação de Cordão Umbilical
Projeto cria semana nacional de doação de cordão umbilical
CE deve confirmar data nacional para Doação de Cordão Umbilical
Mulheres terão informações sobre benefícios da doação de sangue do cordão umbilical
Aprovado projeto que garante à mulher informações sobre doação de sangue do cordão umbilical
Anvisa divulga panorama de bancos de cordão umbilical