Anvisa poderá firmar convênios com universidades públicas para realização de trabalhos técnicos e científicos



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta quarta-feira (30), projeto que assegura base legal para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possa realizar cooperação institucional, mediante convênios, com universidades públicas, bem como com organismos internacionais com os quais o Brasil mantém acordos de cooperação para execução de trabalhos técnicos e científicos, inclusive os de caráter econômico e jurídico.

VEJA MAIS

O projeto (PLC 73/09) altera a lei que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Anvisa (Lei 9.782/1999). Segundo o relator, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), embora esta normal legal contenha dispositivo que permite à Anvisa contratar especialistas para a execução de trabalhos, não traz explícita a possibilidade de cooperação institucional, fazendo referência somente ao fomento da cooperação técnico-científica nacional e internacional.

"O projeto vem preencher essa lacuna possibilitando acertadamente a possibilidade do aperfeiçoamento do trabalho da Anvisa por meio da cooperação com universidades e centros de pesquisa públicos nacionais e com organismos internacionais", argumentou Papaléo em seu relatório favorável à proposta.

O senador lembrou que a Anvisa tem por competência fiscalizar e promover o controle de um leque imenso de produtos, entre os quais alimentos, medicamentos, serviços de saúde, produtos e equipamentos médicos e odontológicos e hospitalares, sangue, hemoderivados, cosméticos, tabaco e agrotóxicos. O projeto foi aprovado em caráter terminativo.

A CCT aprovou também 59 projetos de decreto legislativo autorizando o funcionamento de emissoras de rádios em todo o país.

Denise Costa / Agência Senado



30/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anvisa poderá realizar pesquisa com universidades e organismos internacionais

CCJ aprova projeto que autoriza União a firmar convênios para reprimir tráfico de drogas

Governo descarta reajuste para técnicos-científicos este ano

Delegação chinesa visita Anvisa para firmar acordo sanitário

Avaliação seriada poderá garantir acesso a universidades públicas federais

Técnicos-científicos buscam apoio do Parlamento para diálogo com governo