Anvisa quer proibir substâncias aromatizantes e que dão sabor a cigarros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu consulta pública sobre a possibilidade de proibir a adição de substâncias que dão sabor, como o mentolado, a cigarros e outros produtos derivados do tabaco. A consulta pública vai até 31 de março de 2011.
Anvisa alega que os aditivos tornam o cigarro mais atrativo para adolescentes e jovens, pois mascaram o sabor amargo e forte, naturais do tabaco. Os Estados Unidos e o Canadá já proíbem a venda de cigarros aromatizados.
Os aromatizantes e flavorizantes (adicionam aroma) e os ameliorantes (melhoram o odor da fumaça) são alguns dos aditivos que a Anvisa quer proibir. A proposta prevê a aplicação da medida a qualquer produto que tenha na composição tabaco para ser fumado, inalado ou mascado.
De acordo com a proposta, as empresas terão um ano para se adequar. Se descumprirem, os produtos serão retirados do mercado.
O Brasil é um dos signatários da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CQCT). Em reunião este mês, no Uruguai, representantes do Brasil e de mais 171 países membros da convenção recomendaram a proibição do uso de aromatizantes no tabaco.
Fonte:
Agência Brasil
01/12/2010 12:04
Artigos Relacionados
Tião Viana quer aumentar preço de cigarros e proibir o fumo em lugares públicos
Cigarros com sabor estão proibidos no Brasil
Inibidores de apetite: Anvisa quer proibir determinados medicamentos
Anvisa abre consulta pública sobre aromatizantes e outros excipientes farmacêuticos
Carlos Bezerra propõe limitação ao teor de nicotina e de outras substâncias nos cigarros
Anvisa amplia lista de substâncias proibidas no País