Apex-Brasil realiza seminários sobre oportunidades do mercado norte-americano
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza, em agosto, no âmbito do projeto Mercado Foco Estados Unidos, seminários em quatro capitais sobre tendências, perspectivas econômicas e oportunidades, bem como as ações da Apex-Brasil para melhor posicionar o exportador brasileiro naquele mercado, tais como as atividades de relacionamento, imagem e promoção desenvolvidas pelo Projeto Fórmula Indy e a estrutura oferecida pelo Centro de Negócios da Agência em Miami.
Para participar deste Projeto, a Apex-Brasil selecionou empresas de alimentos, bebidas e agronegócios; casa e construção; máquinas e equipamentos; tecnologia da informação; moda; economia criativa e serviços, setores que, segundo estudos de inteligência comercial desenvolvidos pela Agência, têm bom potencial no mercado norte-americano.
Durante os seminários, os empresários vão ouvir depoimentos de empresas atuam nos Estados Unidos e também receberão atendimento personalizado dos gestores da Apex-Brasil, aptos a indicar as soluções mais adequadas para cada empresa.
Dentre os serviços e produtos disponibilizados pela Agência estão: o Centro de Negócios de Miami, que apoia a instalação das empresas brasileiras nos EUA, estudos de Inteligência Comercial, ações de promoção na Fórmula Indy, o projeto Tradings do Brasil, o Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) e os projetos setoriais integrados desenvolvidos em parceria com 80 entidades de classe.
Os seminários, realizados em parceria com as federações estaduais das indústrias, acontecem em São Paulo (17/08), Porto Alegre (22/08), Florianópolis (24/08) e Belém (31/08).
Panorama econômico
Maior importador mundial, os Estados Unidos compraram do mundo, em 2010, mais de US$ 1,9 trilhão em mercadorias. O país é um grande mercado consumidor, não apenas pelo tamanho de sua população, que deve atingir 332 milhões de pessoas em 2015, como também pelo seu poder aquisitivo. Até 2008, os Estados Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras, tendo sido superado pela China em 2009. Em 2010, 5834 empresas brasileiras exportaram US$ 24,9 bilhões para o país.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos foi de US$ 14,6 trilhões no ano de 2010, o que posiciona o país como a maior economia mundial. Para o biênio 2011-2012, as previsões indicam recuperação da economia estadunidense após a recessão gerada pela crise econômica, com taxas positivas de crescimento do PIB per capita, que em 2010 foi de U$ 47.284.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comérico Exterior
15/08/2011 10:16
Artigos Relacionados
CeBIT 2012 realiza seminários sobre oportunidades de investimentos
Apex-Brasil promove seminário sobre oportunidades de negócios em Angola
Brasil promove produtos de moda e design no mercado norte-americano
Apex apresenta em Londres as oportunidades de negócios no Brasil
Apex-Brasil apresenta oportunidades de negócios em Angola a empresários brasileiros
Empresários paraenses conhecem tendências do mercado norte-americano