Paim encerra vigília em defesa dos aposentados



Discurso do senador Paulo Paim (PT-RS) encerrou, às 6h02 desta quarta-feira (19) a vigília de senadores, no Plenário, em defesa de uma política de recuperação dos benefícios dos aposentados e pensionistas. A vigília teve início às 19h40 da noite anterior.

Após agradecer ao Senado e aos senadores o empenho na realização da mobilização, Paulo Paim explicou resumidamente as reivindicações, que correspondem ao teor de três projetos aprovados pelo Senado e que agora precisam passar pela Câmara dos Deputados: o Projeto de Lei do Senado 296/03 acaba com o chamado fator previdenciário, redutor que leva em conta idade, tempo de contribuição e expectativa de sobrevida; o Projeto de Lei da Câmara 42/07 , proposto pelo Executivo, criando uma política de reajuste do mínimo, que recebeu emenda de Paim determinando que os benefícios devem acompanhar o reajuste do mínimo; e o Projeto de Lei do Senado 58/03 estabelece a recomposição do valor das aposentadorias, em cinco anos, pelo número de salários mínimos da época da concessão do benefício.

- Os três projetos têm um papel fundamental na vida dos trabalhadores - enfatizou Paim, que anunciou a possibilidade de realização de outras vigílias pela aprovação das matérias.

O senador também afirmou que, na próxima quarta-feira (26), o governo deve apresentar uma proposta para negociação. Ele disse esperar que a política de recuperação do valor dos benefícios seja aprovada até o final do governo Luiz Inácio Lula da Silva:

- Eu não tenho nenhuma dúvida de que o presidente Lula é sensível a esse tema. Eu não acredito que o presidente vá terminar seu mandato com esse tal de fator previdenciário e sem uma política para os aposentados.

19/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim registra vigília em defesa de direitos dos aposentados

Paim anuncia vigília dos aposentados no Congresso em defesa do PLS 58/03

Paim anuncia vigília em defesa dos direitos dos aposentados

Paim anuncia vigília em Plenário, esta madrugada, em defesa dos aposentados

Paim encerra vigília

Doze senadores permanecem em vigília em defesa dos aposentados