Aprender e Empreender amplia atendimento no Jaçanã



Programa tem o objetivo de oferecer formação para o mercado de trabalho aliada a conceitos de cidadania

Com o objetivo de oferecer formação para o mercado de trabalho aliada a conceitos de cidadania, o projeto Aprender e Empreender já atende centenas de jovens em suas quatro unidades espalhadas pela Capital. O sucesso é tanto que as filas de espera aumentam a cada dia. Foi essa demanda crescente que levou a ampliação do Projeto na sua unidade do Jaçanã, zona norte da Capital. A partir de agora, ao invés de 200, serão 600 jovens de baixa renda freqüentando as aulas toda semana.

Desenvolvido pela parceria entre Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e Centro de Assistência Social Por Um Novo Mundo, o Aprender e Empreender atende jovens na faixa etária de 15 a 24 anos e que estejam freqüentando a escola. Além dos cursos profissionalizantes, todos os alunos são inscritos do Ação Jovem e recebem R$ 60,00 mensais como incentivo a concluírem seus estudos regulares. A bolsa-auxílio é paga por até dois anos, mediante a permanência na escola.

Na unidade do Jaçanã, chamada de São Judas, são oferecidos cursos de Confeitaria, Hotelaria, Cozinha, Moda, Ecoturismo, Ecomercado, Administração e Informática. Este último é promovido em parceria com o Projetto São José, entidade financiada pelo governo italiano. Todos têm duração de 1 ano.

“Além de incentivar uma profissão, o Aprender e Empreender tira os jovens da rua. Espero que outros tenham a mesma oportunidade que estou tendo”, disse a Leila Nunes (15), aluna do curso de Hotelaria, muito procurado pelos jovens. “Escolhi Hotelaria porque gosto de lidar com pessoas, de me comunicar”, completou Leila. O seu colega, James Hall (17), matriculado em Confeitaria, confessou que já tem ensaiado algumas receitas de mousse em casa. “Gosto das aulas porque posso aprender e me divertir”, disse James.

O Ecoturismo também atrai muitos interessados. Em parceira com a subprefeitura do Jaçanã, os alunos levam senhoras da terceira idade a passseios ecológicos pela Serra da Cantareira.

O Aprender e Empreender Unidade São Judas fica na rua Freire Bastos, nº 02, no Jaçanã. As outras unidades ficam nos bairros do Jardim Elisa Maria, Pedra Branca e Parque Novo Mundo. 

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

(C.C.) 



11/03/2007


Artigos Relacionados


Aprender e Empreender amplia atendimento no Jaçanã

Aprender e Empreender amplia horário de atendimento no Jaçanã, na Capital

SUS amplia atendimento médico domiciliar

HC amplia humanização no atendimento a crianças

Salvador amplia centro de atendimento à mulher

Programa amplia atendimento a pequeno exportador