APROVADA A REGIÃO DA GRANDE TERESINA



O governo federal está autorizado a criar a Região Integrada da Grande Teresina e a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento da capital piauiense com municípios vizinhos, inclusive Timon, cidade maranhense. A autorização foi aprovada hoje (quarta, 1º) por unanimidade pelos senadores.

Trata-se de um projeto do senador Hugo Napoleão (PFL-PI), que acredita ser este o caminho para desenvolver toda a região próxima a Teresina. O programa poderá estabelecer normas para unificação dos procedimentos relativos a serviços públicos federais, estaduais e municipais e ainda prever linhas especiais de crédito para atividades prioritárias ou isenção de impostos.

Hugo Napoleão afirmou que há grande interdependência entre Teresina e municípios vizinhos e que só um planejamento global para toda a região eliminará problemas nas áreas de saúde, transporte e educação.

Para ilustrar o quanto é necessário tratar os problemas da região em conjunto, o senador citou que 41% dos pacientes atendidos nos hospitais públicos de Teresina moram em municípios vizinhos. Outro exemplo: o sistema telefônico da cidade maranhense de Timon, na margem oposta do rio Parnaíba, é responsabilidade da companhia de telefones do Piauí.



01/07/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APROVA REGIÃO INTEGRADA DA GRANDE TERESINA

HUGO NAPOLEÃO QUER CRIAR REGIÃO DA GRANDE TERESINA

APROVADA AUTORIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMO JUNTO AO BNDES PARA TERESINA

Napoleão destaca importância da região metropolitana de Teresina

Aprovada nova TV Educativa para o Rio Grande do Sul

Estado inaugura 2º AME na região do Grande ABC