Aprovada nova TV Educativa para o Rio Grande do Sul



A decisão de outorgar uma concessão de 15 anos à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para explorar serviço de sons e imagens na cidade de Porto Alegre (RS) levou os senadores Emilia Fernandes (PT-RS) e José Fogaça (PPS-RS) a enaltecerem o trabalho realizado por essa instituição e a definir o fato como marcante para a história de Porto Alegre. A decisão agora vai a promulgação.

Registrando que, há mais de uma década, Porto Alegre não ganha uma emissora de TV, Fogaça disse que esse novo canal no sistema de recepção aberta da cidade terá caráter educativo e será mantido por uma instituição extremamente respeitada, que vem abrindo novos rumos nos sistemas de ensino superior privado do Rio Grande do Sul.

- A Ulbra veio para inovar e renovar as práticas de administração de escola e de sistemas de ensino no estado. Trata-se de uma instituição que une duas coisas fundamentais e importantes: de um lado, uma grande determinação e vocação para o trabalho, a iniciativa e o empreendimento; de outro lado, uma grande disciplina com profundidade e sensibilidade acadêmica.

Já a senadora Emilia Fernandes disse que a Universidade Luterana contribui para o crescimento do Brasil, desenvolvendo suas atividades em seis estados brasileiros. Na área de educação, conforme a senadora, a ULBRA opera com 14 unidades universitárias e 18 unidades de ensino fundamental, atendendo 70 mil alunos. Em saúde, a instituição atende com quatro unidades hospitalares, totalizando 1.200 leitos, 27 unidades ambulatoriais e um plano de saúde.

Na mesma sessão, o Senado aprovou decretos legislativos autorizando o funcionamento de duas emissoras para Roraima - a Empresa Caracaraí de Comunicação, em Caracaraí, e a LHM Comunicação, em Alto Alegre.

A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) defendeu as duas aprovações, dizendo que as essas emissoras terão importância no desenvolvimento do estado. Ela disse que a cidade de Caracaraí, com essa emissora, terá a vida facilitada, visto que será influenciado o comércio e os setores de educação, saúde e pesca.

- Vai ser um dos únicos meios de comunicação daquela região e abrangerá não só a cidade como os municípios vizinhos - afirmou a senadora.

Sobre a LHM Comunicação, ela disse que consiste também num avanço muito grande para a cidade, que é interiorana e não dispõe de nenhum veículo de radiodifusão. Essa é a primeira rádio que vai ser instalada naquela cidade, que representa a terceira maior de Roraima, informou ela.

26/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada nova lei para o mercado de ações

Aprovada nova avenida para São Luís (MA)

Aprovada nova lei para combater lavagem de dinheiro

APROVADA NOVA DISCIPLINA PARA O PAGAMENTO DOS PRECATÓRIOS

Aprovada nova estimativa de receitas para 2003

Aprovada nova regra para exploração de rádio comunitária