Aprovada audiência pública sobre regulamentação de energia pós e pré-paga
Consumidor que aderir ao pré-pagamento receberá um crédito inicial de 5 quilowatt-hora
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou audiência pública para colher informações sobre a regulamentação das modalidades de pré-pagamento e pós-pagamento eletrônico de energia elétrica. O tema estará em audiência dos dias 28 de junho a 25 de setembro.
De acordo com a proposta da audiência, a adesão do consumidor será voluntária e sem ônus. O retorno à modalidade anterior poderá ser solicitado a qualquer tempo, devendo o pedido ser atendido em, no máximo, 30 dias.
O consumidor que aderir ao pré-pagamento receberá um crédito inicial de 5 quilowatt-hora (kWh) e poderá, se possuir algum débito com a distribuidora, ter a sua dívida parcelada e descontada na compra de créditos, limitado a um percentual máximo de 10% da compra. Além disso, ocorrendo o esgotamento dos créditos e a impossibilidade temporária de adquiri-los, o consumidor poderá solicitar à distribuidora um crédito de emergência, que deverá ser disponibilizado em qualquer dia da semana e horário.
O novo regulamento também define que a tarifa das duas modalidades seja igual a da modalidade de faturamento tradicional - podendo a distribuidora oferecer tarifas menores para quem aderir a essas modalidades.
Com a aprovação do regulamento, a Aneel visa oferecer uma série de benefícios para as distribuidoras de energia e para os consumidores, como a melhoria do gerenciamento do consumo de energia; a flexibilidade na aquisição e no pagamento da energia; a eliminação da cobrança de multas, juros de mora e taxas de religação; e a economia no orçamento doméstico por meio da mudança dos hábitos de consumo. Por parte da distribuidora, espera-se a redução dos custos operacionais; a diminuição da inadimplência; e a melhoria do relacionamento entre a empresa e seus consumidores.
Os interessados devem enviar contribuições para o e-mail; pelo fax (61) 2192-8839; ou para o endereço da agência em Brasília, Distrito Federal (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030).
Leia mais:
Geração de energia do mês de maio rende R$ 210,8 mi em compensações financeiras
Aneel recebe prêmio de excelência em serviços prestados ao consumidor
Sociedade pode colaborar com dez audiências públicas da Aneel
Aneel publica resolução sobre universalização da energia elétrica na área rural
Resolução sobre Programa Luz para Todos é aprovada pela Aneel
Fonte:
Agência Nacional de Energia Elétrica
28/06/2012 18:02
Artigos Relacionados
Aneel abre audiência pública sobre regulamentação do Encargo de Conexão
Audiência pública não chega a consenso sobre regulamentação da profissão de optometrista
BC abre audiência pública sobre regulamentação do uso de sistemas internos de risco de crédito
CAE realiza audiência pública sobre a nova regulamentação do setor de cartões de crédito
CMA realiza audiência pública sobre energia eólica
Aprovada audiência pública sobre procedimentos de regulação tarifária