Aprovada criação de programa de melhoria habitacional em áreas urbanas de risco



O Poder Executivo poderá executar obras de recuperação, adequação, conclusão, reforço estrutural e melhoria de moradias localizadas em áreas urbanas de risco. É o que prevê projeto (PLS 541/07) aprovado nesta quarta-feira (14) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e que segue agora para análise de mais duas comissões: Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e Assuntos Sociais (CAS), esta última em decisão terminativa.

O projeto autoriza o governo a instituir o Programa de Melhoria Habitacional em Áreas Urbanas de Risco, que terá como foco as favelas localizadas nas áreas urbanas com índices de criminalidade superiores à média local. Além de melhorar as moradias, o programa deverá incluir ações de qualificação e utilização de mão de obra local. O financiamento do programa será feito pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e por outras dotações definidas no Orçamento Geral da União.

Para o autor do projeto, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), é nas periferias "enfaveladas" que predominam os altos índices de criminalidade, "numa brutal realidade de violência e mortes". Em seu projeto original, Crivella colocou o programa a cargo do Comando do Exército.

Mas o relator na CCJ, senador César Borges (PR-BA), retirou a participação do Exército do projeto, alegando que, constitucionalmente, a instituição não pode "coordenar" um programa habitacional, mas apenas "cooperar" com os órgãos competentes para a sua execução.

- Além disso, a capacidade da instituição é flagrantemente insuficiente diante das dimensões do problema em escala nacional - explicou o relator, durante a discussão da proposta.



14/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ analisa criação de Programa de Melhoria Habitacional em Áreas Urbanas de Risco

SP cria programa para revitalizar áreas urbanas degradadas

Benedito de Lira enaltece programa do governo que prevê melhorias nas áreas urbanas

Demolição de casas em áreas de risco é aprovada por 96%

Aprovada exigência de carta geotécnica antes de construção em áreas de risco

Paim aponta reflexo do programa habitacional na criação de empregos