Aprovada criação do Balanço Social Empresarial e do Selo Empresa Responsável



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (5) substitutivo a projeto de lei que institui um modelo oficial para o Balanço Social Empresarial - já há empresas brasileiras que publicam balanços sociais, mas ainda não há uma padronização desse procedimento. A proposta (PLS 224/07) também cria o Selo Empresa Responsável, a ser concedido às empresas que divulgarem o Balanço Social Empresarial.

A relatora da matéria e responsável pelo substitutivo é senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). A autora do projeto original é a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Com base na proposta, o Balanço Social Empresarial será uma síntese de informações sobre a empresa e os benefícios sociais por ela prestados à comunidade. Já o Selo Empresa Responsável será emitido às instituições que publicarem o balanço social, que somente será obrigatório para as sociedades anônimas.

Segundo Serys, trata-se de "iniciativa meritória, que tem por objetivo divulgar informações de natureza social, demonstrando à sociedade a participação e a responsabilidade social de cada empresa".

O projeto já havia sido aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e ainda será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na qual receberá decisão terminativa.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR aprova criação do Balanço Social e do selo Empresa Responsável

Aprovada criação do Selo Empresa Responsável

Projeto que tramita na CAE institui Balanço Social Empresarial

Empresas poderão divulgar anualmente Balanço Social Empresarial

Aprovada criação de selo pelo centenário de JK

Aprovada urgência para criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa