Aprovada dedução de despesa com treinamento do IR das empresas



As empresas poderão ter mais segurança jurídica para deduzir as despesas com capacitação de seus empregados na apuração do Imposto de Renda (IR) com base no lucro real. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (27), em decisão terminativa, projeto da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que descreve as situações em que essas despesas podem ser abatidas.

Conforme o PLS 149/2011, são dedutíveis depesas com qualificação, treinamento e formação profissional, inclusive mediante concessão de bolsa de estudo em instituições de ensino de qualquer nível, desde que oferecidas em condições de igualdade para todos os empregados.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que a Receita Federal do Brasil (RFB) vem dando interpretação restritiva ao que seja “formação profissional de empregados”, cujos gastos são dedutíveis na apuração do lucro real. A solução que ela encontrou foi apresentar o projeto que, na avaliação do relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), contribui para dirimir dúvidas de interpretação e eliminar a insegurança jurídica. Ele ressalta no relatório que as condições estabelecidas no projeto espelham a realidade de uma empresa interessada na qualificação de sua mão de obra, "sendo bastante razoáveis".



27/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vota dedução no IR de despesa com empregado doméstico

Rejeitado aumento de 30% na dedução de despesa com plano de saúde

CAS APROVA DEDUÇÃO NA DECLARAÇÃO DE RENDA DE DESPESA COM DOMÉSTICO

Despesa com material escolar pode permitir dedução no Imposto de Renda

EMPRESAS PODERÃO DEDUZIR DO IR DESPESA COM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

Dedução de gastos com medicamentos para aposentado no IR é aprovada