Aprovada exigência de infra-estrutura básica antes da pavimentação de ruas em novos loteamentos



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou, nesta quarta-feira (2), projeto do senador Augusto Botelho (PT-RR) que condiciona a pavimentação de vias urbanas à prévia implantação da rede de infra-estrutura urbana básica, como esgoto sanitário e abastecimento de água potável. O projeto foi aprovado com emenda dos senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) segundo a qual a exigência valerá apenas para os novos loteamentos.

Ao defender a emenda, Flexa Ribeiro citou o exemplo de Belém, onde somente 20% das ruas da cidade têm implantados os serviços de saneamento básico. O senador explicou que essa condição não deve impedir a pavimentação das ruas, o que é essencial para a melhora do transporte coletivo. O mesmo argumento foi usado por Cícero Lucena.

Ao justificar seu projeto, Augusto Botelho destacou que a falta de saneamento básico é o principal fator de disseminação de doenças infecto-contagiosas e uma das causas da elevação da taxa de mortalidade infantil.

O senador por Roraima disse ainda que a falta de infra-estrutura básica, que inclui obras de escoamento de água e esgoto e distribuição de água potável e de energia elétrica, é dificultada pelos administradores públicos que se preocupam apenas com a pavimentação.

- Tal prática, condenável do ponto de vista técnico, explica-se pela escassa visibilidade política das obras de infra-estrutura - argumentou.

O relator da matéria foi o senador Adelmir Santana (DEM-DF). 

Subcomissão  

Também foi aprovado requerimento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) para que seja criada uma subcomissão permanente destinada a examinar e debater os temas relacionados à infra-estrutura e ao desenvolvimento urbano. Arruda afirmou, na justificativa, que problemas ligados ao saneamento básico e ao transporte coletivo ampliam-se e dependem de políticas públicas adequadas.

A comissão aprovou ainda requerimento de Inácio Arruda para a realização de audiência pública com o ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, com o objetivo de discutir as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no âmbito do seu ministério. O senador argumentou que vários dispositivos do PAC - como o que trata da integração do Rio São Francisco - estão sob responsabilidade desse ministério.

02/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR examina construção obrigatória de redes subterrâneas antes de pavimentação de ruas

CDR examina exigência de instalação de redes subterrâneas antes da pavimentação

CDR vota exigência de instalação de redes subterrâneas antes da pavimentação

Aprovada exigência de carta geotécnica antes de construção em áreas de risco

Comissão de Infra-Estrutura aprova novos diretores da ANP

Infra-estrutura sabatina novos diretores da Aneel