CDR vota exigência de instalação de redes subterrâneas antes da pavimentação
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deve analisar em reunião na quarta-feira (8), às 9h, projeto de lei que obriga municípios a implantar redes subterrâneas de serviços urbanos antes de pavimentar as vias. Se for aprovado, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em plenário.
O projeto (PLS 119/2011), do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), estabelece como diretriz geral da política de desenvolvimento urbano a obrigação de que as redes subterrâneas de infraestrutura de serviços urbanos - como água, esgoto, energia elétrica e telefonia - sejam feitas antes da pavimentação das ruas.
O objetivo, segundo o autor, é pautar as obras pela racionalidade administrativa, sem onerar o contribuinte com novas aberturas da pavimentação. A prefeitura que não observar essa regra pode ficar impedida de obter financiamento federal para obras viárias municipais.
Para o relator da matéria, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a prática de pavimentar as vias antes de fazer a infraestrutura subterrânea é explicada pela maior visibilidade política das obras de pavimentação em comparação com as de infraestrutura básica. “A prática arraigada nos municípios brasileiros causa graves prejuízos para a população e para o erário”, afirma o relator, em seu voto pela aprovação do projeto.
Incentivos fiscais
Outro projeto que consta na pauta da comissão é o PLS 48/2013, que vincula a vigência dos incentivos fiscais relativos à Amazônia Ocidental e às áreas de livre comércio ao prazo de vigência da Zona Franca de Manaus, que vai até 2023. Autor do projeto, o senador José Sarney (PMDB-AP) afirma que a vinculação de prazos com a Zona Franca é justificada pela relação entre os incentivos fiscais e os objetivos propostos para essas áreas.
As áreas de livre comércio, assim como a Zona Franca, foram estabelecidas com a finalidade de criar condições econômicas para o desenvolvimento local, compensando em parte determinadas desvantagens como a elevada distância entre a produção e os centros consumidores de seus produtos.
O projeto tem voto favorável do relator, Romero Jucá (PMDB-RR). Depois da CDR, o texto seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
03/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDR examina exigência de instalação de redes subterrâneas antes da pavimentação
CDR examina construção obrigatória de redes subterrâneas antes de pavimentação de ruas
Comissão vota projeto que obriga a realização de obras subterrâneas antes da pavimentação
CDR vota projeto que obriga municípios a implantar redes subterrâneas antes de pavimentar ruas
Prefeituras podem ser obrigadas a implantar redes subterrâneas antes de pavimentar vias
CI aprova texto que obriga municípios a implantar redes subterrâneas antes de pavimentar vias