Aprovada indicação de Cleonilson Nicácio para ministro do STM



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (1), em votação secreta, a indicação do nome do tenente-brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio Silva para exercer o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM) na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Flávio de Oliveira Lencastre. A indicação, enviada pela Presidência da República, será ainda votada pelo Plenário.

Formado em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Uniceub), Nicácio (62) tem ainda especialização em Análise Organizacional e também em planejamento e Administração de Recursos Humanos. Na Força Aérea Brasileira, ingressou como aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em 1965. Como oficial-aviador, somou mais de 5 mil horas de vôo em aviões de pequeno, médio e grande porte.

Exerceu também cargos gerencias nas áreas de recursos humanos, inteligência, planejamento e orçamento, ciência e tecnologia, relações internacionais e gestão aeroportuária, funções que o capacitaram para o exercício do cargo de chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

Durante sua carreira, foi também comandante do Grupo de Transporte Especial, unidade aérea responsável pelo transporte do presidente da República e demais autoridades do primeiro escalão presidencial; comandante da Base Aérea de Brasília; adido aeronáutico junto às embaixadas do Brasil na França e na Bélgica; comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional, em Manaus; diretor do Departamento de Assuntos Internacionais; e chefe do Estado-Maior de Defesa, entre outros.

O relator da indicação, senador Marco Maciel (DEM-PE), apresentou aos membros da CCJ o currículo e a experiência profissional do indicado.

Ao defender sua candidatura perante os membros da CCJ, Nicácio afirmou que norteou sua vida profissional pelos princípios republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade.

- A lei e a ordem foram meu escudo e minha trincheira. Continuarei a pautar minha vida e meus julgamentos pelos princípios que regem a República, a vida democrática e a Constituição - concluiu.

O currículo do candidato foi elogiado pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Antônio Carlos Junior (DEM/BA) e Alvaro Dias (PSDB-PR).



01/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicação de William Barros para ministro do STM é aprovada

Aprovada indicação de José Américo dos Santos para o cargo de ministro do STM

Aprovada indicação de general para ministro do Superior Tribunal Militar

Simon apoia Jobim e Nicácio pela diminuição no número de cargos de indicação política na Infraero

Indicação para CVM é aprovada na CAE

Aprovada indicação de general para o STM