Aprovada MP que estimula exportações



A medida provisória que determina o ressarcimento aos exportadores dos valores pagos sobre os insumos utilizados na fabricação de produtos destinados à exportação, a título de recolhimentos aos Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), foi aprovada nesta quarta-feira (dia 5) pelo Congresso Nacional. A medida entrará em vigor a partir do próximo ano, e segundo a expectativa de vários parlamentares que votaram a favor da matéria, entre eles o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), deverá causar reflexos positivos não somente na balança comercial, como também sobre o crescimento do emprego.

A medida provisória integra-se às últimas prioridades definidas pelo governo, de procurar estimular ao máximo as exportações. Aprovada pelo Congresso sem dificuldades e aceita até pelos principais líderes oposicionistas, a MP dará uma grande contribuição, segundo o deputado Virgílio Guimarães, para reduzir o chamado custo Brasil (estradas ruins, portos arcaicos, juros elevados e alta carga de tributos), que contribui para reduzir a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.

RENDA

O Congresso aprovou também em sua sessão desta quarta-feira a medida provisória que institui o Programa Bolsa-Renda, para atendimento à população atingida pelos efeitos da estiagem na região do semi-árido. O programa, que será executado pelo Ministério da Integração Nacional, destinará às famílias carentes até R$ 60 por mês.

05/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo estimula exportações no agronegócio

CRE aprova projeto que estimula exportações brasileiras

Adiada instalação de comissão para análise de MP que estimula exportações

Congresso instala comissão para análise de MP que estimula exportações

Aprovada proposta que estimula economia de consumo de água

Proposta aprovada estimula uso de bicicleta como meio de transporte