CRE aprova projeto que estimula exportações brasileiras
Relator, Dornelles sugeriu exclusão de item que poderia caracterizar subsídio
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (5), projeto de lei do Senado (PLS267/2012) que visa estimular as vendas de produtos e serviços brasileiros no exterior, via isenção de alguns impostos.
De autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a proposta reduz a zero a alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) de valores remetidos ao exterior para cobrir despesas com planejamento de vendas internacionais e pesquisas de mercado.
O projeto também reduz a zero a alíquota do IRPF para pagamento de alugueis e arrendamentos de stands e locais para exposições, feiras e conclaves semelhantes; promoção e propaganda de produtos e serviços brasileiros e para promoção da cultura e destinos turísticos do país.
O mesmo tratamento tributário é dado à remessa de valores para solicitação, obtenção e manutenção de direitos de propriedade industriais e autorais brasileiros no exterior.
A proposta isenta do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) o resultado das operações de exportação de produção cinematográfica, audiovisual, artística e cultural.
Igual tratamento é dado ao uso de imagem de artistas brasileiros em eventos ocorridos no exterior.
O relator, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), sugeriu a exclusão no projeto de isenção do lucro obtido na exportação de bens manufaturados. Esse tipo de isenção, segundo Dornelles, caracteriza subsídio à exportação, vedado por acordo internacional do qual o Brasil é signatário.
O projeto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para decisão terminativa.
05/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada MP que estimula exportações
Governo estimula exportações no agronegócio
CAS aprova projeto que estimula o primeiro emprego para jovens
Adiada instalação de comissão para análise de MP que estimula exportações
Congresso instala comissão para análise de MP que estimula exportações
Plenário aprova projeto de lei de conversão que fomenta exportações