Aprovada MP que prorroga por dois anos aposentadoria dos trabalhadores rurais
O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (9), medida provisória (MP 312/2006) que prorroga para 2008 o prazo para os trabalhadores rurais requererem aposentadoria por idade, no valor de um salário mínimo, mediante comprovação de atividade rural. Ou seja, sem a necessidade do recolhimento prévio de contribuições previdenciárias. O prazo expiraria em julho.
No texto da MP, o ministro da Previdência Social, Nelson Machado, explica que a Lei 8.213 permitiu aos trabalhadores rurais requererem a aposentadoria por idade, durante 15 anos, contados a partir de sua data de vigência (1991), mediante comprovação de exercício da atividade rural, ainda que descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento, em número de meses idêntico à carência do referido benefício.
A urgência da prorrogação do prazo se deve à constatação de que a grande maioria desses trabalhadores não conseguiria atender a todos os requisitos legais aplicáveis ao Regime Geral da Previdência, já que não são contribuintes.
"Essa medida vem sendo reclamada por todas as representações desses trabalhadores, que relatam a angústia daqueles que estão prestes a completar a idade para a aposentadoria e temem não conseguir o benefício em razão da expiração do prazo", disse o ministro Nelson Machado.
A matéria vai à promulgação.
09/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada aposentadoria especial para trabalhadores de cooperativas
Alvaro Dias quer estender até 2021 prazo para que trabalhadores rurais requeiram aposentadoria por idade
Aprovada extensão de auxílio-acidente a trabalhadores rurais autônomos
EMENDA QUE PERMITE APOSENTADORIA DE MAGISTRADOS AOS 75 ANOS É APROVADA NA CCJ
Trabalhadores estrangeiros com mais de dois anos no Brasil receberão visto permanente
Trabalhadores rurais recebem alfabetização