Aprovada MP que reduz tarifa de energia elétrica



Acaba de ser aprovado no Plenário do Senado Federal o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 30/2012, decorrente da Medida Provisória (MP) 579/2012, que reduz o preço da tarifa de energia elétrica. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Durante a discussão da matéria, a oposição chegou a pedir sua retirada de pauta. O argumento era de que os destaques da medida foram aprovados pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18) e não foi respeitado o prazo acordado de 24 horas entre a chegada da matéria na Casa e sua apreciação em Plenário.

Relatado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o PLV 30/12 permite a prorrogação de concessões de geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica com vencimento entre 2015 e 2017. Também estabelece novas regras de compra de energia e diminui encargos para baixar o preço final ao consumidor.

Segundo os cálculos iniciais do governo, a tarifa final deveria cair, em média, 16% para as residências e até 28% para a indústria. Entretanto, o percentual poderá ser menor porque algumas usinas geradoras não aderiram à antecipação da prorrogação dos contratos.

Mais informações a seguir



18/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


MP que reduz tarifa de energia elétrica começa a tramitar no Congresso

Treze senadores apresentam emendas à MP que reduz tarifa de energia elétrica

CAE vai debater cálculo da tarifa de energia elétrica

CI debate MP que prorroga encargos na tarifa de energia elétrica

Romero Jucá anuncia redução de 3% na tarifa de energia elétrica

Cálculo da tarifa de energia elétrica será debatido em audiência